Um dos responsáveis pelo primeiro Oscar do Brasil, Walter Salles será homenageado pelo Academy Museum Gala, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável prêmio. Além do diretor de Ainda Estou Aqui, o evento marcado para o dia 18 de outubro também celebrará artistas como Penélope Cruz, Bruce Springsteen e Bowen Yang.
De acordo com Amy Homma, diretora e presidente do Museu da Academia, os nomes foram lembrados por sua contribuição como “contadores de histórias cuja influência ecoa no cinema e além”.
O cineasta brasileiro receberá o Prêmio Luminary por sua contribuição que expandiu as possibilidades criativas do cinema. Springsteen, por sua vez, receberá o Legacy, dado aos artistas com obras que inspiram gerações. Penélope Cruz será reconhecida Icon, um reconhecimento de que sua carreira teve grande impacto mundial. Por fim, Bowen Yang será homenageado com o Prêmio Vantage, concedido a um artista emergente que amplifica as narrativas em torno do cinema.
Além de entregar os prêmios, o evento também conta com uma arrecadação de fundos usados na manutenção do museu. A cerimônia terá ainda uma apresentação musical de Springsteen.
A edição de 2024 foi responsável pela arrecadação de mais de US$ 10 milhões. Na ocasião, os homenageados foram Rita Moreno, Paul Mescal e Quentin Tarantino.
Sobre Walter Salles
Walter Salles é filho de Walther Moreira Salles, fundador da Casa Bancária Moreira Salles, que posteriormente se tornou o Itaú-Unibanco, um dos principais conglomerados financeiros do Brasil.
Além de Ainda Estou Aqui, o cineasta também dirigiu outros filmes aclamados do cinema brasileiro, como Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001) e Diários de Motocicleta (2004). Em outra obra premiada, Cidade de Deus (2002), do diretor Fernando Meirelles, ele trabalhou como produtor.
+++LEIA MAIS: Por que o bilionário Walter Salles defende taxação de grandes fortunas
+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui é ‘um testemunho da nossa aposta no cinema de qualidade’
Fonte: rollingstone.com.br