PUBLICIDADE

Você lembra como eram os primeiros emojis? Veja o que mudou até hoje | Redes sociais


Os emojis se tornaram parte essencial da comunicação nas redes sociais. No entanto, muitas pessoas não sabem como essas figuras surgiram na internet. A trajetória desses pequenos ícones remonta aos anos 1980, com o professor Scott Fahlman, e aos cientistas e designers japoneses que, na década seguinte, contribuíram com novos formatos e popularização dos então emoticons. No entanto, foi somente com a padronização promovida pelo Unicode Consortium, em 2010, que os emojis se tornaram o que são atualmente. Nesta matéria, o TechTudo mostra o que mudou nos emojis desde o surgimento até hoje.

🔎Ainda manda ‘bom dia’ no WhatsApp? Veja o que isso revela sobre você
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Você lembra como eram os primeiros emojis? Veja o que mudou até hoje — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Como tirar o preenchimento automático de formulários no WhatsApp? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Você lembra como eram os primeiros emojis? Veja o que mudou até hoje

As figuras utilizadas nas redes sociais surgiram nos anos 90. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria a seguir.

  1. Quando surgiu o primeiro emoji?
  2. Quais foram as principais mudanças nos emojis ao longo dos anos?
  3. Quando as carinhas ganharam um design semelhante aos de hoje em dia?
  4. Quais são os emojis mais populares?

1. Quando surgiu o primeiro emoji?

A história do emoji nos leva para o ano de 1982. Scott Fahlman, professor da universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, percebeu que os membros dos fóruns da ciência da computação não conseguiam diferenciar uma piada de uma mensagem séria. Assim, a partir de uma combinação simples, como as carinhas 🙂 e 🙁, surgia o emoticon, o embrião dos emojis atuais.

Novas variantes foram surgindo nos fóruns do professor e logo se popularizaram na era pré-histórica da internet. No Japão, em 1986, o kaomoji surgia de forma independente. Fomos apresentados aos clássicos (^_^;), (@_@), entre outros. Embora relíquias de um passado remoto, essas combinações ainda são utilizadas como alternativas para os emojis atuais.

Embrião dos emoji na comunicação do professor Fahlman — Foto: Reprodução/Emojipedia

2. Quais foram as principais mudanças nos emojis ao longo dos anos?

Para chegar ao formato que conhecemos hoje, os emojis passaram por diversas transformações ao longo dos anos. Após o surgimento dos emoticons e do kaomoji, a Microsoft entrou na jogada já na década de 1990. A empresa de Bill Gates mapeou caracteres do teclado e criou a fonte Wingdings, um conjunto de símbolos gráficos que, embora não fossem emojis, ajudaram a inserir ícones visuais nas comunicações digitais.

Ainda nessa década, cientistas japoneses “esconderam” ícones pixelados em pagers, os assistentes virtuais da época, fabricados pela Sharp. Em 1999, mais uma vez por iniciativa de um japonês, os emojis ganharam forma. O designer Shigetaka Kurita desenvolveu um catálogo de pictogramas em 12×12 pixels para a operadora NTT Docomo, com a intenção de facilitar a comunicação em dispositivos móveis.

Emojis de Kurita expostos no Museu de Arte Moderna de Nova York — Foto: John Wronn

No entanto, ao aprofundar a pesquisa histórica, outra operadora japonesa também aparece como precursora dos emojis. Em 1997, a SoftBank lançou um celular com 90 emojis incorporados — sendo também a primeira a utilizar o termo “emoji”, originado do japonês “e” (imagem) + “moji” (caractere). Nesse contexto, é possível afirmar que a SoftBank criou os primeiros emojis e que a NTT Docomo, com o design de Kurita, foi responsável por sua popularização.

A grande virada para os emojis se tornarem o que são hoje aconteceu com a entrada do Unicode nos bastidores. O consórcio, responsável por definir o padrão universal para caracteres digitais, administrava em 2010 mais de 100.000 símbolos — mas nenhum deles era um emoji. Foi então que gigantes como Apple e Google começaram a pressionar o consórcio em favor da inclusão dos emojis, reconhecendo seu potencial como uma linguagem visual global.

Nesse mesmo ano, com o lançamento do Unicode 6.0, foram adicionados 722 códigos de emoji à tabela oficial. A partir de então, todos os símbolos passaram a ser renderizados em qualquer plataforma ou dispositivo compatível. No entanto, isso não significa que os emojis foram padronizados em seu formato visual — cada empresa passou a desenvolver seu próprio estilo. O que o Unicode estabeleceu foi uma padronização nos códigos: independentemente do design, o mesmo código de acesso representa o mesmo emoji em diferentes ambientes.

Unicode padronizou os códigos de acesso para os emojis — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Quando as carinhas ganharam um design semelhante aos de hoje em dia?

Foi a partir dos anos 2000 que as carinhas começaram a ganhar um design semelhante ao que conhecemos hoje. Os ícones surgiam por meio da digitação de códigos de acesso em plataformas de mensagens, como o MSN Messenger. Embora ainda não padronizados pela Unicode, esses códigos geravam emoticons gráficos específicos de cada plataforma — mas com aparência bastante próxima dos emojis atuais.

Ícones do MSN eram semelhantes aos emojis atuais — Foto: Reprodução/Pinterest

4. Quais são os emojis mais populares?

Segundo o site Emojipedia, principal referência sobre o assunto, estes são os 10 emojis mais populares do mundo.

  • ❤️ (Coração)
  • 👋 (Sinal de mão acenando)
  • ✅ (Marca de verificação branca pesada)
  • 🙏 (Pessoa com as mãos postas)
  • ✨ (Brilhos)
  • 🔥 (Fogo)
  • 😭 (Rosto chorando alto)
  • 😂 (Rosto com Lágrimas de Alegria)
  • ⭐ (Estrela Média Branca)
  • 👀 (Olhos)

Com informações de Emojipedia (1 e 2)

Veja também: Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!

Como ler mensagens apagadas no WhatsApp pelo Android!



Fonte: TecMundo

Leia mais

PUBLICIDADE