Após nove meses, a Prefeitura de Santos retoma o projeto “Viva o Bairro”. Hoje, das 10 às 16 horas, nos bairros do Campo Grande e na Caneleira, estarão instalados dois trailers com funcionários para receber solicitações de pintura. drenagem, capinação, sinalização, iluminação, poda, tapa-buracos, entre outros serviços.
Os atendimentos serão realizados na Sociedade de Melhoramentos do Campo, na Rua Teixeira de Freitas, 33, e na Praça João Antônio Sevilhano, nas esquinas das avenidas Francisco di Domenico com Nossa Senhora de Fátima, na Caneleira, até o dia 29 deste mês.
As atividades, que reúnem mais de mil servidores, de vários setores da Prefeitura, vão cobrir todos os bairros da Cidade. O “Viva o Bairro!” é um programa de consultas à sociedade e mutirão de serviços de manutenção, revitalização e lazer e funciona de segunda a sexta-feira.
Rivaldo Santos, responsável pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), lembrou que o programa foi criado na administração do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em 2013. “Ele tem por finalidade ouvir a população e executar serviços básicos na área pública, principalmente de zeladoria. A ideia é resgatar essa iniciativa de sucesso, ampliando os mutirões de serviços. O “Viva o Bairro” é uma parceria da Secretaria das Prefeituras Regionais com a Ouvidoria. Teremos como novidade duas unidades móveis, que vão percorrer os bairros. Além de fazer a escuta ativa da população, as unidades também darão apoio às equipes de paisagismo nas praças. Fora isso, teremos também colaboradores voluntários da Ouvidoria, do programa Amigos do Verde e Amigos do Bairro, que vão também trazer demandas que serão discutidas e incorporadas na programação de zeladoria. É um programa de sucesso, que sempre foi muito bem recebido pela população e esperamos que, com essa iniciativa, possamos atender cada vez mais a população”, afirmou o secretário municipal.
O serviço foi interrompido em julho de 2024, em razão da legislação eleitoral. O calendário de atividades será divulgado pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa, por meio do Diário Oficial. Todas as cinco prefeituras regionais estarão envolvidas, além da Prodesan, sociedades de melhoramentos e concessionárias de serviços públicos. Além das escutas nos bairros, as intervenções atenderão as demandas registradas nos canais da Ouvidoria.
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) destacou que Ouvidoria Municipal recebe perto de três mil contatos por mês via rede social ou telefone, com reclamações e pedidos de serviços públicos. “Queremos ampliar o canal de comunicação e estimular a população a reivindicar e solicitar os serviços. Essas unidades percorrerão todos os bairros de Santos e, com equipes de pesquisa, a gente faz o levantamento, as reclamações, todos os serviços utilizados, principalmente de zeladoria, mas estendendo a outros serviços também”, afirmou.
Questionado sobre as pequenas ações que impactam no dia a dia dos moradores e precisam de ações imediatas, como o mato brotando nas esquinas ou a poda das árvores, Rogério Santos, citou que são problemas comuns em todas as cidades. “A Prefeitura, o serviço público, tem uma capacidade operacional de executar, como é o caso das podas: elas são feitas de uma maneira sazonal, obedecendo critérios técnicos, inclusive o período ideal para aquele tipo de vegetal que pode ser podado. Em relação ao mato é a mesma coisa. Períodos de chuva e sol juntos fazem com que o mato brote mais rápido. Quanto mais perto da população nós estivermos, melhor”.
OUVIDORIA
Marcos Libório, ouvidor municipal, ressaltou que a Ouvidoria é um ponto de escuta e que ela tem procurado estar presente nos bairros, nas comunidades, escutando as demandas. “O objetivo é justamente aproximar a administração pública, o serviço das secretarias, daquilo que aquele bairro espera. Então, nós estamos lá fazendo pesquisa, ouvindo a população, entendendo o que é necessidade. O primeiro ponto é a zeladoria. É o foco principal neste momento. E todas as demais também vão ser anotadas, vão ser cadastradas”.
Ele citou que as principais reclamações que recebe são sobre a iluminação, mato nas ruas e as raízes das árvores nas calçadas. “Esse é um momento de cuidado mesmo, um olhar de zeladoria que vamos dar”, afirmou.
OUTRAS ATIVIDADES
Do dia 30/4 até 2/5, no Campo Grande, o trailer do “Viva o Bairro” estará na Avenida Carvalho de Mendonça esquina com Av. Bernardino de Campos. De 5 a 8/5, o equipamento estará na Estação Cidadania, na esquina da Avenida Ana Costa com Avenida Francisco Glicério.
Na Zona Noroeste, Na Caneleira, de 30/4 até 2/5, os atendimentos serão no Centro de Convivência, na Rua Gilberto Franco Silva, 317.De 5 a 8/5, o trailer fica no Conjunto Caneleira 4, na Rua Ângelo Martins Meleiro 251
Fonte: Jornal Da Orla