O objetivo da ação foi garantir que os estabelecimentos não representem riscos à saúde da população
A Prefeitura de Guarujá realizou a Operação Semana Santa, capitaneada para Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Da última sexta-feira (11) a domingo (13), fiscais vistoriaram 25 peixarias e realizaram notificações em todas, em ação que continuará ao longo desta semana.
Durante a Operação, foram verificadas a qualidade e temperatura do pescado, se o gelo era o suficiente para manter a temperatura segura, limpeza do ambiente, destinação e acondicionamento de resíduos gerados, documentação dos estabelecimentos e até a indumentária dos manipuladores.
Assim, a Vigilância notificou, realizando recomendações e orientações aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos. “Nosso papel é orientar e garantir que as normas sanitárias sejam cumpridas, especialmente em um período de grande consumo como a Semana Santa. A prevenção é o caminho mais eficaz para proteger a saúde da população”, afirmou Carlos Leda, coordenador técnico da Vigilância Sanitária.
O objetivo da ação foi garantir que os estabelecimentos não representem riscos à saúde da população, principalmente durante a Semana Santa, em que as vendas de pescado crescem consideravelmente. A Vigilância Sanitária reforça que é importante os clientes se atentarem se o pescado está fresco e perguntar quando foi realizada a pesca, além de observar odor e se o peixe está coberto de gelo, apresentando melhor armazenamento.
Fonte: Jornal Da Orla