Com gravações inéditas, Ney Matogrosso lançou, nesta sexta-feira, o EP Homem com H, derivado da cinebiografia homônima dirigida por Esmir Filho com trilha sonora produzida pelo estúdio Amabis, liderado pelos irmãos Gui, Rica e Mariana Amabis.
O EP traz quatro canções: “Rosa de Hiroshima” (Vinicius de Moraes), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Casinha Pequenina” (autor desconhecido/domínio público) e “Réquiem para Matraga” (Geraldo Vandré).
Como em toda cinebiografia sobre cantores, a música é um aspecto central do filme Homem com H. Mas no caso da obra que conta a história de Ney Matogrosso, ela desempenha um papel central, que dialoga com as cenas e falas dos personagens.
“Tudo que o Ney está cantando no filme, se relaciona com o que ele está vivendo. Então, isso foi muito desenhado. As músicas e a letra são muito importantes ali. Você vai escutando e sentindo o Ney e vai elaborando tudo aquilo que ele está passando na trajetória dele e do filme. Porque, de fato, ele canta o que ele sente. Foi muito importante a escolha das músicas para elaborar, para escrever a narrativa do filme”, revela Esmir Filho à Rolling Stone Brasil.
De acordo com Gui Amabis, o processo foi fluido e natural. “Esmir tem um ouvido sensível para a escolha das músicas e a realização em si, ouve e lembra de tudo. A obra de Ney já é outro assunto. Logo vem a mente: como abordar? Como interferir sem danar? Assim, o cuidado e o respeito com a preciosidade da obra de Ney também sempre foram pontos fundamentais do nosso trabalho como produtores das músicas do filme.”
“Começamos com a análise do cenário daquele licenciamento, partimos para uma decupagem de instrumentação dos shows, elencamos e preparamos as bandas que estariam no palco. Estamos sempre imersos em todas as escolhas musicais, cena a cena. A partir daí, construímos o universo musical dos personagens, dos ambientes e depois com esse processo já amadurecido, fazemos a escolha das canções específicas e iniciamos a composição e produção das trilhas originais para o projeto”, completa Mariana Amabis.
Esse trabalho entre o diretor e os produtores começou muito cedo, cerca de seis meses antes da pré-produção de Homem com H. Nesse processo, as gravações inéditas já despontavam como um aspecto importante para retratar a trajetória de Ney, que começa muito antes dos primeiros sucessos. “A dedicação dele acompanhar, estar com a gente, muitas vezes até dublar o Jesuíta, foi imprescindível para o filme. Então, estou muito feliz com o lançamento desse EP, com versões que só estão no filme”, conclui o diretor.
Sobre Homem com H
Homem com H aborda diferentes fases da carreira de Ney, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta. A produção acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
A produção retrata a difícil relação com o pai ao longo da vida, o sucesso com o grupo Secos e Molhados em meio à ditadura militar, os amores e as grandes amizades de Ney, incluindo Cazuza, e o seu triunfo na carreira solo.
Além de Jesuíta Barbosa, Homem com H conta com Jullio Reis (S.O.S. Mulheres ao Mar 2) como Cazuza; e Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída) como o médico Marco de Maria, companheiro de Ney durante 13 anos.
O elenco da cinebiografia ainda inclui Rômulo Braga (DNA do Crime), Hermila Guedes (Irmandade), Mauro Soares (António Um Dois Três), Jeff Lyrio (Nina e o Abismo), Carol Abras (Vale dos Esquecidos), Lara Tremoroux (Medusa) e a cantora Céu. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: Veja o faixa a faixa de ‘Homem com H’, novo EP de Ney Matogrosso
+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso lança EP com gravações inéditas de ‘Homem com H’; ouça
Fonte: rollingstone.com.br