PUBLICIDADE

Uvebs discute instalação de pedágios na Baixada Santista em 1ª sessão regional


Luta contra os pedágios

A Câmara de Peruíbe recebe hoje, a partir das 10 horas, a primeira sessão regional da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs). O principal tema da plenária será a instalação de pedágios nas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Rio-Santos, atualmente sob a responsabilidade da Concessionária Novo Litoral (CNL).

Campanha regional

Na avaliação dos parlamentares, essa medida autorizada pelo Governo do Estado causará impactos negativos à população e aos empresários que mantêm negócios na região. Por esse motivo, a instituição, presidida pelo vereador Cadu Barbosa (PRD), de Praia Grande, lançará uma campanha pela isenção das tarifas para os moradores da Baixada Santista.

Luta coletiva

Essa será a primeira sessão regional da Uvebs desde a posse da nova diretoria, em 31 de janeiro. A expectativa é de que prefeitos, secretários, deputados estaduais e federais participem desse evento para reforçar a mobilização contra a instalação de pedágios na região.

Sem atendimento

Os prontos-socorros (PSs) da Beneficência Portuguesa e do Hospital Frei Galvão, ambos em Santos, foram descredenciados pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), segundo o deputado estadual Caio França (PSB). A decisão desse órgão deixa os 33.473 beneficiários deste convênio na Baixada Santista sem uma unidade de referência para atendimentos de urgência e emergência na região.

Cobrança

O parlamentar foi alertado dessa situação por funcionários públicos e já está cobrando providências do Iamspe. “Os servidores continuam sendo descontados na folha, mas o serviço só piora a cada dia. Já formalizei um requerimento e vamos atuar ainda mais de perto nesse tema”, frisou.

Grupo seleto

A vice-prefeita e secretária de Educação de Santos, Audrey Kleys (Novo), embarcou ontem para o Rio de Janeiro para participar do 1º Encontro Embaixador da Educação, promovido pelo Centro Lemann, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec). O Município faz parte de um grupo seleto de 40 cidades selecionadas para participar desse evento.

Comando temporário

Para participar dessa atividade na capital fluminense, Audrey ficará ausente do comando da pasta até a próxima segunda-feira. Durante esse período, a secretaria estará sob a responsabilidade de Joana Patrícia dos Santos Costal.

Fora da Câmara

O juiz da Vara Única de Apiaí, Yuri Rodrigues Santos Santana Barberino, acolheu o pedido do promotor de Justiça Renan Rodrigues e determinou o afastamento de uma servidora comissionada da Câmara de Barra do Chapéu, no Vale do Ribeira. Proferida na última terça-feira, a decisão também proibiu o presidente do Legislativo, Valdo da Barra (PP), de nomeá-la para qualquer outra função.

Captação indevida de clientes

A ré desta ação judicial é advogada e enteada do prefeito Ivan da Anunciata (União). A mulher é acusada de utilizar o cargo para captar indevidamente clientes – todos funcionários públicos municipais que ingressaram com processos contra a Administração Municipal. O representante do Ministério Público de São Paulo apontou enriquecimento ilícito da servidora comissionada por meio do exercício da advocacia popular, gerando um prejuízo ao erário de cerca de R$ 200 mil.

Gastos questionáveis

A investigação identificou que a advogada recebeu mais de R$ 37 mil em adiantamentos ilegais e sem justificativa, após autorização de um vereador que estava na presidência da Casa de Leis. Segundo o promotor de Justiça, o dinheiro foi repassado como custeio de viagens. Para justificar os valores, foram apresentados cupons fiscais, mas a maioria estava ilegível. Além disso, não havia comprovação da necessidade desses deslocamentos, nem a autorização formal para tais despesas.





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE