Trump afirmou que a medida foi tomada após análise detalhada
Agrolink
– Leonardo Gottems
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Trump afirmou que a medida foi tomada após análise detalhada – Foto: Pixabay
O governo dos Estados Unidos anunciou a elevação das tarifas globais de importação, ampliando a alíquota aplicada sobre produtos estrangeiros em meio a uma disputa jurídica sobre os limites da autoridade presidencial para instituir taxas comerciais de forma unilateral.
O presidente Donald Trump informou que aumentará a tarifa mundial de 10% para 15%, com efeito imediato. O anúncio foi feito na rede social Truth Social, menos de 24 horas após comunicar que utilizaria um novo instrumento legal para aplicar a taxa de 10% sobre itens importados. Segundo ele, a decisão busca corrigir o que classificou como décadas de práticas comerciais injustas que teriam prejudicado a economia americana.
Trump afirmou que a medida foi tomada após análise detalhada de decisão recente da Suprema Corte contrária a parte de sua política tarifária. De acordo com o presidente, a elevação está dentro dos limites legais permitidos e, nas próximas semanas, o governo definirá novas tarifas consideradas juridicamente viáveis para aplicação global. Ele também relacionou a iniciativa à estratégia de fortalecimento econômico do país.
Na sexta-feira, a Suprema Corte derrubou o tarifaço imposto no ano passado. O presidente da Corte, John Roberts, liderou a maioria e defendeu que é necessária autorização clara do Congresso para justificar a adoção das tarifas. O caso teve origem em ação movida por empresas afetadas e por 12 estados americanos. A decisão confirmou entendimento de que houve extrapolação de autoridade no uso da lei de 1977. Em reunião com governadores, Trump criticou o resultado e indicou que pretende manter as taxas.
Fonte: AGROLINK


