O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira, 15, um memorando que proíbe o acesso de imigrantes em situação irregular a programas sociais financiados pelo governo. A medida atinge benefícios como aposentadorias, subsídios para alimentação e seguro saúde.
Leia mais: “Trump diz que vai deportar ‘o máximo possível’ de criminosos irregulares nos EUA”
A legislação norte-americana já estabelece restrições nesse sentido. Em 1996, durante o governo de Bill Clinton, o Congresso aprovou normas que limitaram o acesso a auxílios públicos.

O memorando afirma que os programas sociais “não podem encorajar ou recompensar a imigração ilegal aos EUA”. O documento também orienta os departamentos do Trabalho, da Saúde e da Segurança Interna a garantirem “que nenhum imigrante ilegal esteja recebendo verbas de programas sociais”.
Trump determina investigação de fraudes previdenciárias
O texto assinado por Trump determina a criação de uma força-tarefa para processar imigrantes envolvidos em fraudes previdenciárias e assistenciais.
Também ordena ao Departamento de Justiça que investigue a existência de beneficiários com mais de 100 anos de idade.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Essa última diretriz faz referência a uma declaração do empresário Elon Musk, que afirmou que o Departamento de Eficiência Governamental (Dodge) teria identificado pagamentos de assistência a centenas de pessoas centenárias.
Leia também:
Fonte: Revista Oeste