PUBLICIDADE

Trump diz que haverá mais processos além de ex-diretor do FBI


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (26) que outras pessoas devem ser processadas ​​após o indiciamento do ex-diretor do FBI James Comey, seu desafeto.

“Não há uma lista, mas acho que haverá outros”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca, segundo informações da emissora CNN.

“Quer dizer, eles são corruptos. Foram democratas corruptos, da esquerda radical […] Haverá outros. Essa é a minha opinião. Eles instrumentalizaram o Departamento de Justiça [DOJ, na sigla em inglês] como ninguém na história. O que eles fizeram é terrível. Espero, francamente, que haja outros, porque não se pode deixar isso acontecer com um país”, afirmou o republicano.

Comey, ex-diretor do FBI que investigou Trump por possíveis laços da Rússia com a campanha do republicano em 2016, foi indiciado na quinta-feira (25) por um grande júri federal no estado da Virgínia pelas acusações de prestar declarações falsas e obstrução da Justiça durante depoimento que prestou ao Congresso dos Estados Unidos em setembro de 2020.

Na ocasião, o ex-diretor do FBI, que havia sido demitido por Trump em 2017, afirmou que não sabia, nem havia autorizado o vazamento de informações para o The Wall Street Journal para a produção de uma reportagem de 2016 sobre uma investigação do DOJ sobre e-mails da então candidata democrata à presidência, Hillary Clinton.

Posteriormente, o senador republicano Ted Cruz disse ao DOJ em uma carta que o ex-diretor adjunto do FBI Andrew McCabe admitiu saber sobre o vazamento e que o autorizou, e afirmou que Comey estava ciente da sua decisão.

A acusação aceita nesta quinta-feira foi apresentada pela procuradora interina Lindsey Halligan, empossada por Trump no início da semana após a imprensa americana ter informado que seu antecessor teria renunciado devido à pressão do presidente, por ter se negado a denunciar Comey.

Trump, que já havia comemorado o indiciamento de Comey num post na Truth Social na quinta-feira, voltou a alfinetar o ex-diretor do FBI na rede social nesta sexta-feira.

“Quer você goste ou não do corrupto James Comey, e não consigo imaginar muita gente gostando dele, ele mentiu! Não é uma mentira complexa, é uma mentira muito simples, mas importante. Não há como ele ter uma explicação convincente para se livrar dessa”, escreveu o presidente americano.

Num vídeo publicado no Instagram na quinta-feira, Comey afirmou que é inocente. “Minha família e eu sabemos há anos que enfrentar Donald Trump tem um custo. Mas não conseguimos nos imaginar vivendo de outra forma. Não viveremos de joelhos, e vocês também não deveriam”, disse.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE