Um microfone aberto registrou nesta segunda-feira (18) uma fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente da França, Emmanuel Macron, afirmando que o líder russo, Vladimir Putin, deseja encerrar a guerra na Ucrânia “por causa dele”. O diálogo ocorreu na Casa Branca, pouco antes de começar a fase privada da reunião dos dois com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros chefes de Estado europeus.
“Acho que ele quer chegar a um acordo. Acho que ele quer chegar a um acordo por mim, entende? Por mais descabido que pareça”, disse Trump em voz baixa ao presidente francês, segundo o áudio captado.
Trump e Putin se encontraram no Alasca na última sexta-feira (15), onde discutiram opções para encerrar a guerra na Ucrânia. Nesta segunda-feira, segundo informações da mídia local, Trump chegou a suspender momentaneamente a reunião com os líderes aliados para telefonar a Putin. Durante a ligação, teria atualizado o ditador russo sobre os pontos debatidos em Washington.
Após o encontro realizado na sexta-feira, Trump disse que Putin havia concordado com alguns pontos sobre garantias de segurança para a Ucrânia.
O presidente americano deseja agora preparar um encontro entre Putin e Zelensky, onde ambos os líderes discutiriam temas relacionados ao conflito em curso. Em caso de resultado positivo, este encontro poderia ser sucedido por uma reunião trilateral, onde estariam Trump, Putin e Zelensky.
Fonte: Revista Oeste