PUBLICIDADE

Trump conversa com Lula e celebra contato com brasileiro; saiba tema da ligação


Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na rede social Truth que conversou com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. Na publicação, realizada nesta segunda-feira, 6, o político americano definiu a ligação como “muito boa”.

De acordo com Trump, uma reunião entre os dois ocorrerá “em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”. O assunto girou entre economia e comércio entre os países — os EUA têm aplicado tarifas comerciais em todo o mundo.

Na postagem, o presidente americano afirma:

“Nesta manhã, eu fiz uma chamada telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Nós discutimos muitas coisas, mas a conversa focou principalmente na economia e no comércio entre os dois países. Nós teremos novas discussões e nos reuniremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu gostei da ligação telefônica — nossos países irão muito bem juntos!”

Donald Trump (Foto: Win McNamee / Getty Images)

Trump e Lula conversaram por aproximadamente 30 minutos. O chefe de Estado brasileiro pediu o fim da sobretaxa de 50% imposta pelo governo americano a produtos brasileiros. A iniciativa de conversar foi do político americano, que agora tem o número direto de Lula para diálogo sem intermediários.

Não há outras reuniões agendadas entre ambos. Todavia, o presidente brasileiro propôs um encontro na Cúpula de Asean, na Malásia, no fim deste mês, e também se disponibilizou para viajar até os EUA.

Em nota, o Palácio do Planalto informou:

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.”

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Wagner Meier/Getty Images)
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Wagner Meier / Getty Images)

Durante conversa com jornalistas, o vice-presidente Geraldo Alckmin celebrou a conversa entre Trump e Lula. Ele, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou:

“O presidente Lula destacou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação. […] Nós somos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha, nessa relação com investimentos recíprocos e equacionamento da questão tarifária.”

+++ LEIA MAIS: Governo Trump confirma presença de agentes de imigração no show de Bad Bunny no Super Bowl


Igor Miranda (@igormirandasite)
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE