PUBLICIDADE

Tom Waits interpreta um pai excêntrico e recluso no teaser de Pai Mãe Irmã Irmão, de Jim Jarmusch


O cineasta Jim Jarmusch reuniu um elenco tipicamente estrelado para explorar dinâmicas familiares delicadas no novo teaser de seu próximo filme, Pai Mãe Irmã Irmão.

Assim como em alguns dos trabalhos mais conhecidos de JarmuschTrem Mistério, Uma Noite Sobre a Terra, Sobre Café e Cigarros —, Pai Mãe Irmã Irmão é um filme antológico com três histórias distintas centradas nas relações entre filhos adultos e seus pais. Na história Pai, por exemplo, o favorito de longa data de Jarmusch, Tom Waits, interpreta um pai recluso, que vive em algum lugar do nordeste dos Estados Unidos, e é visitado pelos filhos adultos, interpretados por Adam Driver e Mayim Bialik.

“Que tal brindarmos nosso chá às ‘relações familiares’?”, diz o personagem de Waits, com sua voz rouca e característica. Mais adiante, o personagem de Driver — que parece ter uma relação bem mais tensa com o pai — questiona: “Mas dá para brindar com chá mesmo?” Isso provoca um desapontado balançar de cabeça de Waits e um seco “Sério?” de Bialik.

Na parte Irmão Irmã do triptico, Indya Moore e Luka Sabbat interpretam gêmeos que retornam ao apartamento em Paris onde cresceram para lidar com uma tragédia familiar. Já na história Mãe, Cate Blanchett e Vicky Krieps são irmãs que visitam a mãe, uma romancista interpretada por Charlotte Rampling, em Dublin.

“Parece que combinamos as cores sem querer”, diz a personagem de Rampling com um desprezo alegre, enquanto observa o toque de vermelho nas roupas de todos. “Que constrangedor”.

Pai Mãe Irmã Irmão tem estreia marcada para o Festival de Cinema de Veneza neste sábado, 30 de agosto. Em uma declaração do diretor, Jarmusch descreveu o filme como “uma espécie de anti-filme de ação, com um estilo sutil e silencioso, cuidadosamente construído para permitir que pequenos detalhes se acumulem — quase como flores sendo delicadamente dispostas em três arranjos delicados”.

O longa marca o primeiro trabalho de Jarmusch em seis anos, após Os Mortos Não Morrem (2019). Nos Estados Unidos, o lançamento está previsto para 24 de dezembro, pelo serviço MUBI.

Este artigo foi originalmente pela Rolling Stone EUA, por Jon Blistein, no dia 29 de agosto de 2025, e pode ser conferido aqui.

+++ LEIA MAIS: Filmes de Jarmusch, Coppola, Guadagnino e Lanthimos estreiam em Veneza

+++ LEIA MAIS:



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE