De acordo com informações do Meteored, a Região Sudeste deve seguir sob influência de chuvas intensas e persistentes, com acumulados que podem chegar a 190 milímetros em áreas pontuais até o próximo domingo, o que mantém a região em alerta para alagamentos, enxurradas e inundações ao longo da semana.
Desde a semana passada, parte do Sudeste já vem registrando episódios de chuva persistente, com impactos sobre a população. “Os volumes elevados provocaram alagamentos e enxurradas que deixaram famílias isoladas, invadiram residências e arrastaram veículos, além de inundações com elevação do nível de rios e desabamentos de casas e outras estruturas, inclusive com vítimas”, informou o serviço meteorológico.
A previsão indica que as chuvas devem continuar nos próximos dias em razão da formação de um ciclone sobre o oceano, próximo à costa do Sudeste, e da atuação de um canal de umidade proveniente da Região Norte em direção ao Sudeste. “Esses sistemas reforçam as instabilidades e contribuem para a ocorrência de chuvas intensas e persistentes e temporais ao longo da semana”, apontou o Meteored.
Com o solo já saturado e a manutenção das precipitações, a Região Sudeste segue em alerta para alagamentos, inundações e enxurradas até o fim de semana, conforme a previsão.
Na quarta-feira (4), o dia começou com muita nebulosidade no Sudeste e registro de pancadas de chuva em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Ao longo da tarde, as instabilidades ganharam força, com previsão de chuva localmente intensa e tempestades isoladas em São Paulo, Minas Gerais, com exceção do extremo norte, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. À noite, permanece a possibilidade de pancadas e trovoadas isoladas em Minas Gerais.
Na quinta-feira (5), a previsão indica que as chuvas mais expressivas se concentram em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com pancadas e trovoadas. Em São Paulo, são esperadas chuvas fracas e isoladas ao longo do dia, com ocorrência de precipitações mais intensas apenas em áreas do norte do estado. À noite, persistem pancadas isoladas em Minas Gerais.
Para a sexta-feira (6), há possibilidade de garoa pela manhã em todos os estados da região, com pancadas mais isoladas no extremo sul de Minas Gerais. À tarde, são esperadas chuvas intensas e tempestades isoladas no norte e no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais, com chance de pancadas à noite, especialmente no interior paulista e mineiro.
No sábado (7), as condições do tempo devem se manter semelhantes, com muitas nuvens no início do dia e possibilidade de chuvas fracas e isoladas no norte de São Paulo e em Minas Gerais. À tarde, a previsão aponta chuvas moderadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com risco de tempestades no território fluminense. À noite, ainda podem ocorrer chuvas fracas em áreas do sul de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do leste paulista.
Para o domingo (8), a tendência é de chuvas fracas e isoladas pela manhã em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Entre a tarde e a noite, as precipitações ganham força e se tornam mais abrangentes, atingindo todo o estado de São Paulo, especialmente o interior, o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com possibilidade de tempestades isoladas.
O Meteored destacou que áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro, do sul do Espírito Santo e de Minas Gerais já vêm recebendo volumes elevados de chuva nos últimos dias, com registro de transtornos associados às precipitações.
Com a continuidade das chuvas prevista para os próximos dias, permanecem os alertas de perigo para novos alagamentos, enxurradas e inundações até o fim de semana nos estados da Região Sudeste.
Os acumulados de precipitação até a noite de domingo (8) devem superar 110 milímetros em diversas áreas do centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e no norte, nordeste e leste de São Paulo, com volumes pontuais que podem alcançar 190 milímetros na região de Santos, no litoral paulista.
O Meteored informou ainda que outras localidades do Sudeste devem registrar volumes elevados de chuva ao longo do período, reforçando o cenário de atenção para a população.
O serviço meteorológico recomendou atenção às condições do tempo e aos alertas, especialmente para moradores de áreas vulneráveis ou já afetadas pelas chuvas recentes.
Fonte: AGROLINK


