PUBLICIDADE

Spotify caiu? App teria sido atacado por hackers e fica instável


Sim, não é só com você: o Spotify realmente enfrenta instabilidade nesta quarta-feira (16). A plataforma de streaming parece não carregar para milhares de usuários.

O problema começou a acontecer por volta das 10h desta quarta, conforme o gráfico de queixas do site Downdetector. Membros da redação do TecMundo também notaram o problema enquanto usavam a plataforma, percebendo que ela não carregava as páginas corretamente.

Aparentemente, a instabilidade afeta a versão mobile e desktop do Spotify. Ainda é possível ouvir músicas, mas a navegação no serviço está bem mais lenta do que o costume. Vale notar que existe a reivindicação de um suposto ataque de negação de serviço (DDoS) ocorrendo.

O Spotify sofreu com instabilidade nesta quarta-feira (16). (Fonte: Downdetector/Reprodução)

As queixas relacionadas à queda do Spotify também apareceram aos montes nas redes sociais. Por lá, a comunidade de ouvintes reclama de não conseguir acessar a plataforma — e até fazem piada sobre o assunto.

No momento em que esse texto foi atualizado — por volta das 12h30 —, o serviço continua instável ao menos na versão para desktop.

Queda pode ser consequência de um ataque DDoS

A indisponibilidade massiva do Spotify parece ser consequência de um ataque de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês). No Telegram, o grupo hacktivista “Dark Storm” assumiu a autoria dos ataques que derrubaram a plataforma.

Esse foi o mesmo grupo hacker que derrubou o X, rede social de Elon Musk, em março deste ano. De forma similar, a indisponibilidade da plataforma começou na parte da manhã.

O Spotify está indisponível globalmente. (Fonte: Check Host/Reprodução)

O site Check Host, que monitora a disponibilidade de sites e serviços online, mostra que o Spotify está indisponível em dezenas de países.

Características do ataque

Um ataque DDoS interfere exclusivamente na disponibilidade de serviços online. A técnica consiste em lotar o alvo de solicitações artificiais ao ponto de ele não conseguir lidar com conexões de usuários legítimos, assim ficando indisponível para o público.

Normalmente, esse tipo de ataque não implica em invasões ou vazamento de dados. Portanto, até segunda ordem, as informações pessoais dos consumidores não foram afetadas.

Spotify está ciente do problema

No X, o perfil oficial @SpotifyStatus anunciou que a empresa está ciente da indisponibilidade dos serviços.

“Estamos cientes de alguns problemas agora e estamos verificando-os!”, disseram na publicação, sem mencionar o suposto ataque cibernético.

Ao TecMundo, o Spotify negou porém que foi alvo de um ataque cibernético. “Estamos cientes da interrupção e trabalhando para resolvê-la o mais rápido possível. Os relatos de que se trata de uma invasão de segurança não correspondem com a realidade. Para atualizações constantes sobre este problema, consulte nosso canal @SpotifyStatus no X”, disse um porta-voz da plataforma.

Matéria em atualização…





Fonte: TecMundo

Leia mais

PUBLICIDADE