O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (24) em publicação na Truth Social que sofreu uma “tripla sabotagem” durante sua participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira (23). Ele relatou problemas com a escada rolante, o teleprompter e o sistema de som, e disse que o Serviço Secreto está investigando o caso.
“Isso não foi coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam se envergonhar”, escreveu.
Segundo Trump, os incidentes começaram quando ele e a primeira-dama Melania pisaram na escada rolante que parou abruptamente.
“É incrível que Melania e eu não tenhamos caído para a frente sobre as bordas afiadas desses degraus de aço, de cabeça. Foi absolutamente sabotagem”, afirmou. O presidente citou até uma reportagem do The London Times que dizia que funcionários da ONU “brincaram sobre desligar uma escada rolante” dias antes.
Na sequência, ao iniciar seu discurso na Assembleia Geral, o teleprompter da organização não funcionou.
“Estava completamente apagado. Pensei: ‘Primeiro a escada rolante, agora o teleprompter. Que tipo de lugar é esse?’”, disse Trump, acrescentando que falou por cerca de 15 minutos sem apoio do equipamento. “A boa notícia é que o discurso recebeu críticas fantásticas. Talvez tenham apreciado o fato de que poucas pessoas poderiam ter feito o que eu fiz”, completou.
O terceiro episódio, de acordo com Trump, ocorreu quando terminou de falar e descobriu que o som havia falhado no auditório, impossibilitando líderes estrangeiros de ouvir sua fala sem os fones de tradução simultânea.
“A primeira pessoa que vi foi Melania, que estava sentada logo à frente. Perguntei: ‘Como fui?’ E ela disse: ‘Não consegui ouvir uma palavra do que você disse’”, relatou.
A Casa Branca confirmou que o Serviço Secreto está envolvido na apuração. A porta-voz Karoline Leavitt reforçou a suspeita de sabotagem contra Trump na ONU em publicação feita no X: “Se alguém na ONU intencionalmente parou a escada rolante quando o presidente e a primeira-dama estavam subindo, essa pessoa precisa ser demitida e investigada imediatamente”. Em entrevista à Fox News, ela acrescentou: “Sei que temos pessoas, incluindo o Serviço Secreto, investigando para tentar chegar ao fundo dessa questão”.
A Organização das Nações Unidas afirmou que, até o momento, não há indícios de sabotagem nos equipamentos. A entidade considera o caso como um incidente técnico.
Trump disse que enviará uma carta ao secretário-geral da ONU exigindo investigação formal e a preservação das imagens de segurança da escada, incluindo o botão de emergência.
“Não é à toa que as Nações Unidas não têm conseguido fazer o trabalho para o qual foram criadas”, criticou.
Fonte: Revista Oeste