PUBLICIDADE

Santos terá 8º técnico diferente contra o Palmeiras desde a final da Libertadores de 2020


Vojvoda será o oitavo treinador do Santos a enfrentar o Palmeiras após final da Libertadores 2020 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O clássico desta quarta-feira (6), no Allianz Parque, marcará um novo capítulo da diferença de estabilidade entre Santos e Palmeiras nos últimos anos. Desde a final da Libertadores de 2020 – vencida pelos palmeirenses por 1 a 0, no Maracanã – o Santos terá o seu oitavo treinador diferente à beira do campo diante do rival. Enquanto isso, o Palmeiras segue com Abel Ferreira no comando desde aquele jogo.

Na decisão continental, Cuca dirigia o Santos. De lá para cá, o clube passou por uma sequência de mudanças no comando técnico e, em confrontos diante do Palmeiras, foram sete técnicos diferentes antes de Juan Pablo Vojvoda, que agora será o oitavo.

Entre os treinadores que enfrentaram o rival nesse período, Marcelo Fernandes comandou o Santos em duas ocasiões. Em 2021, perdeu para o Palmeiras por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista. Já em 2023, venceu por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro, em jogo na Vila Belmiro.

Ainda em 2021, Fernando Diniz enfrentou o Palmeiras no Brasileirão e foi derrotado por 3 a 2. Na mesma edição, Fábio Carille também dirigiu o time, perdendo por 2 a 0. Carille, aliás, foi quem mais enfrentou o rival no período: foram três confrontos pelo Campeonato Paulista de 2024 – derrota por 2 a 1 na fase de grupos, vitória por 1 a 0 na ida da final e derrota por 2 a 0 na partida de volta.

Em 2022, Fabian Bustos esteve no banco duas vezes, sendo derrotado por 1 a 0 pelo rival no Paulistão e novamente por 1 a 0 no Brasileirão. Na mesma temporada, Orlando Ribeiro assumiu interinamente e perdeu por 1 a 0.

No ano seguinte, Odair Hellmann disputou dois clássicos: derrota por 3 a 1 no Campeonato Paulista e empate por 0 a 0 no Brasileirão de 2023.

Em 2025, no único clássico disputado até agora, Pedro Caixinha foi o técnico do Santos e perdeu por 1 a 0.

Houve ainda técnicos que não chegaram a enfrentar o Palmeiras apesar de passarem pelo clube: Ariel Holan, Lisca, Paulo Turra, Diego Aguirre e Cleber Xavier. No caso do último citado, o Santos teria enfrentado o rival, mas a partida acabou adiada.

Com isso, Vojvoda será o oitavo treinador do Santos a enfrentar Abel Ferreira desde a final da Libertadores. O argentino ainda enfrentará o Palmeiras duas vezes em um curto intervalo: nesta quarta-feira, pela 32ª rodada, e no dia 15 de novembro, na Vila Belmiro, pela partida adiada da 13ª rodada.



Fonte: Placar

Leia mais

PUBLICIDADE