Dorival não perde para o Santos desde 2020 (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
O Santos entra em campo nesta quarta-feira (15), na Vila Belmiro, em busca de mais do que três pontos no clássico diante do Corinthians. O Peixe tenta colocar fim a um tabu que já dura cinco anos: o time não vence equipes comandadas por Dorival Júnior desde 2020.
A última vitória santista sobre um time dirigido por Dorival aconteceu em 16 de agosto de 2020, quando o Santos venceu o Athletico Paranaense por 3 a 1, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, o treinador enfrentou o clube por quatro equipes diferentes – Ceará, Flamengo, São Paulo e Corinthians – e segue invicto contra o Alvinegro Praiano.
Em 2022, à frente do Ceará, Dorival empatou em 0 a 0 na Vila Belmiro. No mesmo ano, já no comando do Flamengo, venceu o Santos duas vezes: 2 a 1 na Vila e 3 a 2 no Maracanã, ambos pelo Brasileirão. No São Paulo, em 2023, também manteve o domínio: 4 a 1 no Morumbi e 0 a 0 na Vila Belmiro. Já neste ano, dirigindo o Corinthians, venceu novamente – 1 a 0 em Itaquera, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2025.
Assim, o Santos chega ao clássico desta quarta tentando encerrar uma sequência de seis jogos sem vitórias sobre times de Dorival, que já foi campeão paulista e da Copa do Brasil pelo clube.
Além do peso histórico, o duelo é importante para a tabela. O time comandado por Juan Pablo Vojvoda soma 28 pontos e ocupa a 16ª colocação, tentando se afastar da zona de rebaixamento. O confronto também marca o primeiro clássico entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro em 2025, já que os três encontros anteriores entre as equipes no ano foram em Itaquera – todos com vitórias corintianas.
Fonte: Placar