PUBLICIDADE

Santos oficializa acordo de licenciamento de imagem e plano de carreira para Kauan Basile


Como o Diário do Peixe publicou em dezembro (leia aqui), o Santos oficializou o acordo de licenciamento de imagem e plano de carreira para o atacante Kauan Basile, do Sub-13. O contrato já havia sido assinado em novembro do ano passado e agora, oito meses meses, o Peixe confirmou e trouxe a público o projeto esportivo para o novo raio.

“Sou muito feliz por jogar no Santos, um dos melhores clubes do mundo. É muito bom estar onde Neymar e tantos outros ídolos que eu tenho jogaram. Aqui me sinto na minha casa e, se Deus quiser, daqui alguns anos vou conseguir estrear no profissional e ajudar muito a Nação Santista. Tem sido bom sempre jogar com categorias acima. Você precisa ter mais físico, mais ritmo, força também é muito diferente e tem que ser esperto. Em todos os campeonatos que eu vou, meu maior objetivo é ser campeão. A melhor coisa é ser campeão. Não tem outra coisa que me faz tão feliz no futebol como ser campeão”, reforçou o garoto.

Desde a gestão passada, há quase dois anos, a diretoria vinha conversando sobre um plano de carreira para o Menino da Vila. Depois da situação se arrastar no Departamento Jurídico, enfim o clube afastou o ‘assédio’ de outros times e deu garantias ao garoto. Além do apoio do pai de Neymar, que é empresário, o garoto tem o empresário Bruno Martins.

O projeto já tinha sido aprovado pelo Comitê de Gestão, mas havia um problema. O ‘X da questão’ é que Kauan ainda tinha 12 anos e, por conta disso, o Peixe estava estudando como colocar as claúsulas acordadas com os representantes do jogador em um documento válido, dentro da legislação. Agora, finalmente, tudo foi resolvido.

Marcelo Teixeira, presidente do clube, reforçou a importância do projeto assim como aconteceu com Neymar e evitando uma saída para o Real Madrid (Espanha).

“Hoje, o Santos também está dando uma retaguarda, não apenas através do contrato que já existe, de formação, mas também com o de direito de imagem. Isso faz com que a gente direcione bem a carreira dele, trazendo parceiros e apoiadores que melhorarão a vida dele e da família”, declarou.

“O Kauan está na fase da diversão, vamos colocar assim, sem tantas exigências, sem nós atribuirmos a ele tanta responsabilidade, porque é um jovem talento, completando agora 13 anos, mas já jogando com atletas de 14, 16 e isso é importante. Temos sempre que ter cuidado, mas se ele amadurecer, com seu talento, com essa oportunidade de disputar outras categorias, nós sabemos do potencial que tem”, completou.

Kauan Basile ao lado do pai Andrezinho, o Neymar Pai e o presidente Marcelo Teixeira (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O projeto para o “raio” Kauan

Quando completar 14 anos, ele poderá assinar um vínculo de formação e, aos 16 anos, poderá ter o primeiro contrato profissional. A situação ficou no jurídico, que buscou a melhor solução no documento com cautela para manter o prometido ao garoto. Atualmente, ele ainda tem o tipo de vínculo de ‘Registro para iniciação esportiva’, que só permite duração por uma temporada.

Recentemente, um grande clube da Itália chegou a construir um projeto parecido e apresentou o plano ao garoto, que possui cidadania italiana, com proposta de empréstimo até ao irmão, o volante Lucas Yan. Apesar disso, o Alvinegro veio com a projeto de carreira e conseguiu segurar Kauan no clube.

Além disso, Kauan está no radar de outros grandes da Europa e outros times de Série A aqui no Brasil. O Alvinegro teve pressa, pois entende que o garoto é o próximo ‘raio’ e, no projeto, prevê identificação com o clube, estabilidade para a família, explorar a imagem do jogador com marketing, desenvolvimento técnico e apoio total ao jogador.

No lançamento da terceira camisa, Kauan Basile foi um dos ‘modelos’ e participou do evento no Pacaembu. A ideia é que ele seja ‘a cara’ da marca Meninos da Vila. Além disso, ele já se mostrou também participativo em questões sociais e deu apoio ao Vinicius Jr após ataques racistas.

HISTÓRICO

Kauan Basile nasceu em 21 de junho de 2012. O garoto sempre esteve cercado de futebol já que é filho de Andrezinho, ex-jogador do Corinthians. O irmão mais velho, o meio-campista Lucas Yan – que está no Sub-20 do Santos e tem 18 anos – iniciou no São Paulo. Porém, o time de Cotia não estava ajudando o garoto com escola e o Peixe fez a proposta ao atleta ainda no Sub-12/13 com o auxilio escolar e ajuda de custo.

A família se mudou para a Baixada Santista e a mãe de Lucas e Kauan, pediu a diretoria do clube que fizesse uma avaliação com o Kauan – que tinha seis anos na época – para saber o nível do outro filho e já percebiam ‘algo diferente’. Não tinha a categoria Sub-7 na época e mesmo avaliado em uma categoria acima no futsal se destacou e está no clube até hoje.

Como ainda é um menino, ele atua mais por torneios extraoficiais e alguns dados ainda se perdem. Na DaniCup, que é uma competição não oficial bem tradicional, Kauan foi artilheiro em Salvador em 2022 em 26 gols e com 23 gols em 2023. Ainda no ano passado, em São José do Rio Preto também foi artilheiro com 17 gols anotados. Inclusive, é o maior artilheiro da história do Paulista Sub-11 com 26 gols.

A marca no estadual foi antigida em outubro do ano passado quando superou o Renyer, também do Santos, em 2014, e passando o também santista Rodrygo e Endrick, atualmente ambos no Real Madrid (Espanha), com 20 gols cada no campeonato da categoria.

Atualmente, tem jogado pelo Campeonato Paulista Sub-13 e Sub-14. Ainda no ano passado, foi campeão pelo Sub-12 da Amazon Cup e do World Football Festival, disputada no Japão. Já em 2025, foi campeão da Alcans Cup.



Fonte: Placar

Leia mais

PUBLICIDADE