Robinho Jr assinou o adiamento contratual (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O Santos oficializou a renovação com o atacante Robinho Jr até o fim de 2030. Destaque do Sub-20, o garoto havia assinado o primeiro contrato profissional com o clube no ano passado quando completou 16 anos que era o vínculo válido até então, até o final de abril de 2027. O Peixe se protege de assédio e já valoriza o Menino da Vila, que ao lado da família, tem gratidão pelo Alvinegro.
Ele assinou uma espécie de aditivo de contrato e quando completar 18 anos em dezembro, será completado oficalmente o contrato. Nesta segunda-feira (28), o garoto foi recepcionado pelo presidente Marcelo Teixeira, na sala da presidência, na Vila Belmiro. José Renato Quaresma, diretor das categorias de base, Léo Bastos, coordenador técnico, Rodrigo Alflen, coordenador da base, Daniel Pereira Alves, membro do Comitê de Gestão e Júnior Bozzela, assessor especial da presidência, também estavam presentes.
“A valorização é sempre importante para todos os profissionais. O Santos FC já tem esse DNA de revelações e de renovações do seu plantel. Ele tem um histórico familiar no Clube, cada qual no seu momento e sua característica, mas, acima de tudo, com a esperança do torcedor santista de ver esses meninos brilhando. Como no caso do Juninho, outros já vêm sendo lançados de uma forma cautelosa, de uma maneira a sempre dar uma retaguarda para que a gente não queime etapas nem dele, nem de nenhum outro.”, disse o presidente Marcelo Teixeira.
Conhecido como Juninho, ele estreou dando assistência no amistoso contra a Desportiva Ferroviária, no Espírito Santo, e depois atuou oficialmente entrando diante do Flamengo, na Vila Belmiro, Mirassol, no José Maria de Campos Maia, e contra o Internacional também na Vila. Durante a temporada, ele já vinha treinando com o time de cima com frequência e inclusive com carinho de Neymar. Foi inscrito no Paulistão e está inscrito no Brasileiro.
“A melhor coisa do mundo foi estrear pelo Santos FC no profissional. É muito legal ter essa valorização, ver que meu trabalho está sendo reconhecido, estou feliz demais. Graças a Deus tenho entrado nos jogos e estou conseguindo aos poucos desenvolver meu papel”, comemorou Robinho Jr.
Nesse período, entrou na Copinha e vem se destacando nos jogos do Sub-20, já sendo pedida da torcida. Há algumas semanas, o Departamento de Futebol de Base vinha negociando a prorrogação do garoto. Foi em 2024 que ele começou a ganhar mais espaço nas categorias de base e se destacar pelo Campeonato Paulista e Copa Buh.
HISTÓRICO
Robson de Souza Junior é nascido em 17 de dezembro de 2007. Conhecido como ‘Juninho’, o garoto pediu para ser chamado de Robinho Jr. O atacante chegou ao Santos em maio de 2022, após voltar a morar no Brasil e foi aprovado em uma avaliação. No dia 1 de junho daquele ano, o contrato de formação do garoto foi publicado no BID da CBF.
Porém, como o Peixe é o primeiro clube da carreira do atleta, a avaliação da comissão técnica na época foi de que ele ainda precisava de desenvolvimento por ter ‘começado tarde’. Ele teve apenas dois jogos pelo Paulista Sub-15. No ano retrasado, Juninho não chegou a disputar jogos do Paulista Sub-17 por ser do primeiro ano da categoria e estar no ‘ano ruim’.
No ano passado, começou a ganhar mais espaço nas categorias de base e se destacar pelo Campeonato Paulista e Copa Buh. Já neste ano, começou a treinar com o elenco profissional, inclusive com o carinho de Neymar Jr e caiu nas graças da torcida. Ele foi inscrito no Paulistão e está inscrito na lista do Brasileiro.
No entanto, apesar de entender que tem um potencial em mãos, o Alvinegro ainda toma cautela, principalmente física, e não quer ‘pular etapas’ com o atleta. Atacante de lado, Juninho é filho de Robinho, bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil, entre outros, com a camisa do Santos. O ex-jogador está preso por participar de um estupro coletivo na Itália.
Leia também: CBF define datas para semifinais do Brasileiro A-2; Veja os jogos entre Sereias e Atlético-MG
Veja os números de Robinho Jr pelo Santos (em jogos oficiais):
- 2022: 2 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2024: 9 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 2 gols em 3 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2025: 1 gol em 2 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 10 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 amistoso | 3 jogos pela Série A
Fonte: Placar