Lenin Teixeira havia renovado com o Santos em junho (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O Santos liberou o defensor Lenin Mota, do Sub-20, para o Fortaleza e ficou com 25% de uma futura venda do jogador. A rescisão do atleta com o clube foi regularizada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta quarta-feira (13). Ele já apareceu com a camisa do Leão e se despediu via stories do Peixe nas redes.
“Hoje se encerra meu ciclo aqui, clube onde passei oito anos da minha vida. Só tenho a agradecer a todos. ‘Um orgulho que nem todos podem ter’”, publicou no Instagram.
Ainda em junho, o Alvinegro havia renovado com o garoto até janeiro de 2027. Antes, ele tinha um contrato válido maio deste ano. Ele é polivalente e já atua como zagueiro, lateral-direito e também como volante. O Departamento de Futebol não queria segurar Lenin por entender que não teria espaço futuro no clube, mas não quis deixar uma saída gratuita e ficou com uma porcentagem.
Leia também: Com dúvidas na zaga, Santos tenta melhorar números defensivos para returno
Lenin completou 19 anos em janeiro. Ele começou a carreira no EC São Bernardo, pelo Sub-11, em 2017. Foi apenas dois anos depois que chegou no Alvinegro. Naquele ano, teve um gol em 14 jogos pelo Paulista Sub-13. Depois, veio a pandemia e só em 2021 voltou a ter jogos. Quando retornou aos competições, ele teve 12 partidas pelo Paulista Sub-15.
Em 2022 pelo Sub-17, foram 2 gols em 21 confrontos pelo Paulista e 10 duelos pelo Brasileiro. Já na temporada retrasada, ainda pelo Sub-17, foram 10 jogos pelo Brasileiro e 2 gols em 21 partidas pelo estadual. Ano passado, pelo Sub-20, teve 10 confrontos pelo Paulista, 6 pelo Brasileiro e outros 3 pelo Aspirantes. Neste ano, foram 4 duelos pela Copinha, 6 pelo Paulista e outros 3 pelo Brasileiro Sub-20.
Fonte: Placar