Apesar do bom resultado, São Paulo ainda produz menos do que consome
Agrolink
– Leonardo Gottems
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Apesar do bom resultado, São Paulo ainda produz menos do que consome – Foto: Divulgação
A Câmara Setorial do trigo de São Paulo projeta que a safra 2025 ultrapasse 400 mil toneladas, superando as estimativas iniciais de 350 mil. O avanço é resultado das boas condições climáticas e do progresso genético das cultivares, que garantiram alta produtividade e grãos de qualidade superior.
Segundo o presidente da Câmara, Nelson Montagna, o clima favorável foi decisivo para consolidar uma das melhores safras dos últimos anos. Já o presidente do Sindustrigo, Max Piermartiri, destacou que a combinação entre tecnologia e clima positivo impulsionou o desempenho das lavouras.
“Com base nos dados que temos até o momento, a expectativa é de uma colheita muito próxima das 400 mil toneladas, acima das 350 mil indicadas nas estatísticas preliminares. A projeção é positiva não apenas em volume, mas também em qualidade, que está entre as melhores dos últimos anos”, detalhou.
Apesar do bom resultado, São Paulo ainda produz menos do que consome: a demanda anual é de cerca de 3 milhões de toneladas, enquanto a produção local deve chegar a 400 mil. O estado mantém, assim, forte dependência de importações, reforçando a importância da logística regional para o abastecimento.
“Nessa região, podemos utilizar técnicas como o trigo por sobressemeadura em lavouras de milho, com semeadura a lanço (por máquina ou avião) e até sistemas de inundação. Após a colheita do milho, inicia-se rapidamente a safra do trigo, com um ciclo de aproximadamente 75 dias. O trigo pega carona na cultura anterior e pode gerar rendimentos muito elevados”, conclui.
Fonte: AGROLINK