O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse nesta terça-feira (12) que a Rússia venceu a guerra da Ucrânia e que só resta ao Ocidente decidir em quais circunstâncias vai admitir isso.
O premiê húngaro fez os comentários em entrevista ao canal Patriot no YouTube, e suas declarações foram reproduzidas pela agência Reuters.
“Estamos falando agora como se esta fosse uma situação de guerra em aberto, mas não é. Os ucranianos perderam a guerra. A Rússia venceu esta guerra”, disse Orbán, que é aliado do ditador russo, Vladimir Putin.
“A única questão é quando e em que circunstâncias o Ocidente, que apoia os ucranianos, admitirá que isso aconteceu e qual será o resultado de tudo isso”, acrescentou.
Orbán voltou a alfinetar a União Europeia (UE), que apresentou uma declaração afirmando que a Ucrânia deveria ter a liberdade de decidir seu futuro, em referência ao fato de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não ter sido convidado para uma reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e Putin que será realizada na sexta-feira (15) no Alasca.
“Se você não está na mesa de negociações, você está no menu”, disse Orbán, que afirmou que a declaração fez a Europa parecer “ridícula e patética” e por isso se opôs a ela.
“Quando dois líderes se sentam para negociar um com o outro, os americanos e os russos, e você não é convidado, você não corre para telefonar, não sai correndo, não fica gritando do lado de fora”, criticou.
Fonte: Revista Oeste