A Rússia e o Irã assinaram nesta quarta-feira (24) um memorando de entendimento para cooperação na construção de pequenas usinas nucleares em território iraniano.
O diretor-geral da agência nuclear russa Rosatom, Alexey Likhachev, recebeu em Moscou o vice-presidente do Irã e presidente da Organização de Energia Atômica, Mohammad Eslami, após o que procederam à assinatura do documento bilateral.
“O documento descreve as medidas específicas para implementar este projeto no Irã”, explica a nota publicada no portal oficial da Rosatom.
Após os ataques israelenses e americanos em junho contra instalações nucleares iranianas, a Rússia expressou imediatamente sua disposição de cooperar com Teerã na recuperação de suas capacidades nucleares.
A reunião desta quarta-feira ocorreu na sede da corporação atômica estatal russa e se enquadra na visita da delegação iraniana para participar do fórum da Semana Mundial Atômica, que será realizado em Moscou entre 25 e 28 de setembro e é dedicado ao 80º aniversário da indústria nuclear da Rússia.
Os organizadores esperam receber mais de 100 países e, nesses dias, está prevista a assinatura de vários acordos de cooperação nuclear.
Já foi confirmada a presença do vice-presidente iraniano e do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.
Em agosto, o diretor da agência estatal russa Rosatom havia adiantado que ambos os países estavam negociando a construção de usinas nucleares modulares na república islâmica.
“As negociações estão em andamento. Espero que cedo ou tarde os acordos sejam fechados”, disse Likhachev à televisão pública russa.
Eslami, também diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, antecipou na segunda-feira que Moscou e Teerã assinariam um acordo nos próximos dias para a construção de novas usinas.
Segundo a agência de notícias Irna, o acordo estipula a construção de oito reatores em Bushehr, às margens do Golfo Pérsico.
Fonte: Revista Oeste