Ronnie Rondell Jr., dublê de Hollywood imortalizado em chamas pela capa de Wish You Were Here, do Pink Floyd, morreu aos 88 anos.
Ele faleceu na terça-feira, 12, em uma casa de repouso no Missouri, conforme anunciado por sua família (via The Hollywood Reporter). A causa não foi divulgada.
Dublê e ator com mais de 200 créditos em sua filmografia, Rondell Jr. é talvez mais conhecido por uma única fotografia: a icônica capa de Wish You Were Here (1975), álbum do Pink Floyd, onde ele foi incendiado em um estúdio de Hollywood (Warner Bros. Studios), apertando a mão de um homem de terno (Danny Rogers).
“Eu fazia muito trabalho com fogo naquela época, e tinha os trajes especiais e todo esse equipamento para envolver completamente o fogo”, disse Rondell Jr. no documentário Pink Floyd: The Story of Wish You Were Here. “Foi bem fácil de fazer, não representou um risco muito grande à vida e foi bem pago.”
Para capturar a foto, concebida por Storm Thorgesen e Audrey Powell, da Hipgnosis, Rondell Jr. teria sido incendiado 15 vezes, já que o vento e outros fatores — “Há uma coisa engraçada sobre o fogo: quando ele atinge seu rosto, você se move”, acrescentou Rondell Jr. — forçaram as muitas tentativas.
Durante as filmagens, as chamas fizeram com que Rondell Jr. perdesse uma sobrancelha e parte do bigode, mas o resultado final valeu a pena: Wish You Were Here é frequentemente aclamada como uma das melhores capas de álbum de todos os tempos.
“Ronnie foi muito gentil, considerando… mas, para ele, como profissional da indústria cinematográfica, era tudo trabalho”, disse Powell sobre a contribuição de Rondell Jr.
Em uma carreira no cinema e na televisão que se estendeu de 1955 a 2003, Rondell Jr. apareceu significativamente — embora anonimamente — ou atuou como coordenador de dublês em filmes e séries como Máquina Mortífera, Batman & Robin, Twister, O Corvo, Predador 2, Karatê Kid e a série de TV As Panteras. Embora tenha se aposentado em 2000, ele retornou para um último filme, uma sequência de perseguição em Matrix Reloaded, de 2003, onde seu filho R.A. Rondell atuou como coordenador supervisor de dublês.
+++ LEIA MAIS: Por que Roger Waters demorou a aceitar “Comfortably Numb”, do Pink Floyd
+++ LEIA MAIS: A música do Pink Floyd banida da África do Sul após protestos violentos
+++ LEIA MAIS: O último período de paz no Pink Floyd clássico, segundo David Gilmour
Fonte: rollingstone.com.br