A rivalidade entre Corinthians e Flamengo, donos das duas maiores torcidas do Brasil, é marcada por grandes duelos. No entanto, ao longo da história, diversos jogadores de renome tiveram a honra e o desafio de vestir as duas camisas, deixando marcas em ambos os clubes.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
De ídolos históricos a artilheiros decisivos, a lista de atletas que transitaram entre o Parque São Jorge e a Gávea tem nomes de peso. Assim, para aquecer o clássico deste domingo, 28, marcado para às 20h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro.
Sócrates

Sócrates e Zico, jogadores do Flamengo durante o jogo entre Fluminense x Flamengo, no estádio do Maracanã – RICARDO BELIEL/PLACAR
Um dos maiores ídolos da história do Corinthians e líder da Democracia Corinthiana, o Doutor Sócrates teve uma passagem pelo Flamengo entre 1986 e 1987. Embora curta e marcada por lesões, sua passagem pelo Rubro-Negro aconteceu ao lado de Zico.
Casagrande
Parceiro de Sócrates no Corinthians, Walter Casagrande também defendeu o Flamengo. Após brilhar no Timão na década de 1980, o centroavante chegou ao clube carioca em 1993.
Edilson ‘Capetinha’


Edílson e Marcos em ação na final do Paulistão de 1999 – ALEXANDRE BATTIBUGLI/PLACAR
Campeão por onde passou, Edilson foi protagonista em ambos os clubes. No Corinthians, foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 1998 e 1999, além do Mundial de Clubes de 2000. No Flamengo, conquistou a Copa dos Campeões de 2001.
Vampeta
O Velho Vamp é outro nome que marcou época no Corinthians, com títulos importantes como os Brasileirões de 1998 e 1999 e o Mundial de 2000. Em 2001, teve uma passagem pelo Flamengo, onde atuou por um curto período antes de retornar ao Parque São Jorge.
Paolo Guerrero
Herói do título Mundial do Corinthians em 2012, marcando o gol da vitória contra o Chelsea, o peruano Paolo Guerrero se tornou um dos maiores ídolos recentes do clube. Em 2015, transferiu-se para o Flamengo, onde também se tornou referência no ataque e conquistou o Campeonato Carioca de 2017.
Renato Augusto


Renato Augusto construiu idolatria no Corinthians – Alexandre Battibugli / PLACAR
Cria da base do Flamengo, Renato Augusto despontou no clube carioca antes de ir para a Europa. Anos depois, retornou ao Brasil para se tornar o maestro do Corinthians campeão brasileiro de 2015, onde foi eleito o craque da competição.
Elias
Com passagens de grande sucesso pelos dois clubes, Elias conquistou o carinho de ambas as torcidas. No Corinthians, foi peça chave na conquista da Série B em 2008, da Copa do Brasil em 2009 e do Brasileirão em 2015. No Flamengo, venceu a Copa do Brasil de 2013, sendo um dos líderes daquele elenco.
Vagner Love
O Artilheiro do Amor também tem uma história rica nos dois clubes. No Flamengo, teve passagens marcantes, com gols e identificação com a torcida. No Corinthians, foi decisivo nos títulos do Campeonato Brasileiro de 2015 e do Campeonato Paulista de 2019.
Adriano


Adriano, do Flamengo, com Ronaldo, do Corinthians, ao fundo, no duelo pela Libertadores de 2010 no Pacaembu – Arquivo PLACAR
O Imperador foi revelado pelo Flamengo e retornou em 2009, quando conduziu a equipe ao título do Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, teve passagem sem muitos jogos pelo Corinthians, mas com a autoria de gol essencial na campanha de campeão do Timão no Brasileirão daquele ano.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Fonte: Agência Brasil