PUBLICIDADE

“Química” ou desacordo? Solução para tarifaço ainda é incerta


No programa Última Análise desta quarta-feira (15), os convidadados falaram a respeito da iminente e decisiva reunião diplomática entre o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o Secretário de Estado americano, Marco Rubio. O tema serão as sanções tarifárias de 50% aplicadas pelo governo Trump aos produtos brasileiros. Lula parece demonstrar otimismo e chega a falar em “química” com o republicano. Porém, os americanos podem prolongar o impasse.

“Lula está animado mesmo. É aquela retórica que joga para a plateia. De outro lado, você vê a sisudez dos americanos”, avalia o escritor Francisco Escorsim. Ele antecipa que o cenário para Vieira não será assim tão positivo, sobretudo diante das duras postagens que o próprio Rubio tem feito em suas redes sociais.

Na pauta, além das tarifas, estarão também as sanções do governo americano impostas a autoridades brasileiras. Assim, as demais questões políticas, elencadas na primeira carta de Washington ao Planaltoque ligava a redução das tarifas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, estarão no debate.

A cientista política Julia Lucy lembra da origem cubana de Rubio, que lhe dá um conhecimento íntimo das horrores de um regime comunista. “Ele não vai deixar passar a oportunidade de enquadrar o Brasil. Ele sabe o que está acontecendo e não vai deixar o país se transformar em uma ditadura comunista”, ela afirma.

STJ atrasa citação de Moraes

Autoridades brasileiras estariam bloqueando a citação de Alexandre de Moraes em um processo movido nos Estados Unidos pelas empresas Rumble e Trump Media. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao receber o pedido de notificação da justiça americana, colocou o arquivo em segredo e pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), atrasando o procedimento.

Escorsim expressa perplexidade diante de tal atraso, pois a citação deveria ser uma “mera formalidade” no processo. “Está muito estranho, pois a intimação se deu em setembro e, no mesmo dia, há o parecer da PGR, que a gente não sabe o que é, porque está mantido em sigilo”, ele diz.

O novo ministro do STF

Após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula já teria articulado o sucessor, em jantar com os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, e Flávio Dino. Especulações se concentram nos nomes do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e no Advogado-Geral da União Jorge Messias.

“Lula vai negociar muito bem essa vaga. Meu chute é que vai pro Pacheco. Ele é do PSD e o PSD é um partido muito estratégico para qualquer candidatura à presidência. Assim, ele traria um partido importante ao palanque e contaria com o apoio do próprio Senado Federal”, avalia Lucy.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE