Lady Gaga se apresenta na praia de Copacabana neste sábado, dia 3 de maio, para um público estimado de 1,6 milhão de pessoas e, para garantir a segurança de todos, o governo do Rio de Janeiro adotou diferentes medidas para comandar o evento histórico.
Bloqueios e revistas
Para começar, as ruas transversais à Avenida Atlântica, que também deve ser ocupada pelo público, serão bloqueadas com grades a partir das 11h da manhã do sábado, desde o Leme até o Posto 6 da praia de Copacabana.
Ao longo desse percurso, serão instaladas cerca de 78 torres de observação e 18 pontos de revista e bloqueio, para impedir o acesso de pessoas não autorizadas ou com materias como garrafas de vidro, facas ou tesouras, e garantir a integridade física dos little monsters.
Segurança nas areias
A Prefeitura do Rio de Janeiro irá realizar a Operação Tatuí, que consiste em uma varredura completa da faixa de areia, com a ajuda de tratores e peneiras, para retirar materiais que possam ser usados para ferir os presentes.
A operação foi realizada no show de Madonna, realizado em Copacabana em maio do ano passado, e foram encontrados 70 cocos, 32 garrafas de água, panelas, frigideiras e até uma grande estrutura metálica.
“Mar Vermelho” e patrulhamento por toda a cidade
A Polícia Militar do Rio também usará uma técnica de policiamento vista no Carnaval baiano deste ano: em fila indiana, os agentes atravessam a multidão e as pessoas vão se esquivando para abrir um corredor de passagem. A técnica é conhecida como “Mar Vermelho”, em referência à passagem bíblica em que Moisés abre o mar para que o seu povo atravesse, e tem como objetivo “evitar crimes de oportunidade”.
Além disso, policiais identificados por capacetes brancos vão percorrer a orla de Copacabana para evitar confusões e impedir possíveis crimes. Cerca de 5,3 mil agentes de segurança estão envolvidos na operação completa, segundo o Governo do Estado, e eles também reforçam o patrulhamento em áreas como Aterro do Flamengo, Terminal Gentileza, Terreirão e Central do Brasil.
Lady Gaga no Rio
Demorou oito anos, mas Lady Gaga finalmente retornou ao Brasil para participar da primeira edição do projeto Todo Mundo no Rio, que segue o sucesso do show histórico de Madonna, realizado em maio do ano passado, também em Copacabana.
Para quem não puder comparecer, a apresentação será transmitida pela Globo na TV aberta, na TV paga, através do canal de variedades Multishow, e pela plataforma de streaming Globoplay, com um atraso de oito a dez minutos solicitado pela própria cantora.
Especial de Lady Gaga na Rolling Stone Brasil
Para celebrar a segunda vinda de Lady Gaga ao Brasil, a Rolling Stone Brasil preparou um especial impresso sobre a Mother Monster, que traz um dossiê sobre a carreira da artista, uma viagem por seus trabalhos como atriz, discografia comentada, manifesto sobre a nova era e muito mais! Para adquirir, é só acessar o site da Loja Perfil.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: rollingstone.com.br