PUBLICIDADE

PT define novas direções em eleição interna neste domingo


Novos rumos

Os filiados do PT participam amanhã do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, que renovará as direções municipais, regionais, estaduais e nacional. O mandato dos novos dirigentes será de quatro anos. Três nomes disputam a coordenação da sigla na Baixada Santista: a economista Analia Silva (São Vicente), a advogada Paula Ravanelli (Cubatão) e o corretor de imóveis Wilton Reis Brito (Itanhaém). Curiosamente, os três concorreram ao Executivo em suas cidades no pleito de 2020. 

Disputa em aberto

Em Santos, há dois candidatos à presidência: o vereador Chico Nogueira, que tenta a reeleição, e o advogado Tarcísio de Andrade. O mesmo cenário se repete em Guarujá (Cláudio Cultura e Chaulin) e em Peruíbe (Edu Afonso e Sandra Barbosa).

Concorrência tripla

Em Itanhaém, três nomes disputam o comando da sigla: Áureo Bacelar, Luciana da Costa e Wilton Reis Brito. Essa é a mesma situação em Praia Grande, onde Gil Lemos, Professor Maurício e Sérgio Cabeça se colocaram à disposição para liderar a legenda. 

Só falta homologar

Em quatro cidades da região, há apenas um candidato ao comando da sigla. Esse é o caso de Bertioga (Jair Santana), Cubatão (Paloma Santos), Mongaguá (Valto Pinto) e São Vicente (Wilson Barreto). 

Time reforçado

O ex-secretário de Habitação de Praia Grande e ex-presidente do PSDB no Município, Anderson Mendes, assinou, na noite de ontem, a ficha de filiação ao novo União Brasil. Ele aceitou o convite da deputada estadual Solange Freitas para ajudá-la na coordenação do partido na Baixada Santista. 

Trabalho conjunto

“É uma grande oportunidade para escrever uma nova história, com coragem e dedicação, somando forças ao mandato da deputada para trabalhar pelas demandas de Praia Grande e de toda a Baixada Santista”, destacou Mendes. Solange enalteceu a parceria: “Lutar pela população, por políticas públicas, é bom demais! E ninguém faz nada sozinho. Estar junto e trabalhar e muito para transformar a vida das pessoas só é possível mesmo com equipe forte”. 

Bíblia na escola

O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), sancionou, na última quinta-feira, a Lei 1.693, que autoriza o Executivo a firmar parcerias para a distribuição de bíblias nas escolas da rede municipal de ensino.  

Conhecimento variado

De autoria do vereador Eduardo Pereira (PSD), que é evangélico, a matéria prevê que sejam desenvolvidos projetos com ênfase em “conhecimentos éticos, moral, cívico, geográfico científico e de fatos históricos de grande relevância”. Essa iniciativa deverá ter caráter facultativo. A adesão será opcional, mediante autorização dos pais ou responsáveis. 

Mudança na Alesp

Por 5 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou improcedente, na última quinta-feira, o pedido de Simão Pedro (PT) para anular os efeitos das decisões de duas ações de investigação judicial eleitoral que resultaram na retotalização dos votos para a Assembleia Legislativa (Alesp). Dessa forma, a liminar que o mantinha no cargo foi derrubada e ele perderá a vaga no Parlamento para a Professora Camila Godoi (PSB).

Contexto jurídico

No ano passado, o TRE-SP reconheceu a fraude à cota de gênero no registro de candidaturas do cargo de deputado estadual do Pros (que foi incorporado pelo SD) e do PTB (atual PRD). Por esse motivo, os votos recebidos por ambas siglas foram anulados, alterando o quociente eleitoral e, consequentemente, os eleitos, beneficiando Camila e prejudicando Pedro. 





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE