São Vicente foi inserida no programa estadual “Rios Vivos”, do Governo do Estado de São Paulo. A Cidade receberá o desassoreamento dos canais das avenidas Penedo e Alcides de Araújo (Catiapõa), regiões historicamente afetadas por fortes chuvas e pela alta da maré. A Ordem de Serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (6), durante a 262ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista(Condesb).
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), destacou o simbolismo de concluir o mandato com mais um avanço regional.
“Iniciamos esse diálogo em 2024, consolidamos o investimento para a região em 2025 e agora transformamos esse trabalho em ação concreta para a nossa população”, afirmou.
Com investimento de R$ 3,4 milhões do Estado, o Município receberá o serviço de desassoreamento de 1,65 km de canais — sendo 1,05 km na Alcides de Araújo e 0,65 km na Penedo. A intervenção consiste na remoção de sedimentos, como areia, lodo, lixo e vegetação, ampliando a capacidade de vazão da água e reduzindo o risco de transbordamentos.
“Esse recurso fortalece o planejamento integrado entre as cidades para enfrentarmos problemas históricos causados pelos alagamentos. Desde 2023, já são mais de R$ 17,3 milhões destinados à Baixada Santista”, detalhou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende.
O projeto é coordenado e fiscalizado pela SP Águas, órgão estadual responsável pelas intervenções.
Fonte: Jornal Da Orla


