A projeção para o trigo foi mantida em 842 milhões de toneladas
Agrolink
– Leonardo Gottems
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
A projeção para o trigo foi mantida em 842 milhões de toneladas – Foto: Divulgação
A produção mundial de grãos deve registrar leve recuo na temporada 2025-26, após sucessivas revisões positivas nos últimos meses. Mesmo com o ajuste, o volume projetado permanece em nível recorde, mantendo o cenário de ampla oferta no mercado internacional.
Em relatório divulgado em 19 de fevereiro, o Conselho Internacional de Grãos estimou a produção total de grãos, que inclui trigo e cereais secundários, em 2,46 bilhões de toneladas. O número representa redução de 1 milhão de toneladas frente à previsão anterior. Segundo a entidade, a queda reflete principalmente revisão na estimativa de cevada, com pequenas mudanças compensatórias nas demais culturas.
A projeção para o trigo foi mantida em 842 milhões de toneladas e a de milho em 1,313 bilhão de toneladas. Os estoques finais globais estão estimados em 631 milhões de toneladas em 2025-26, ligeiramente abaixo do ciclo anterior, mas ainda no maior patamar desde 2017-18.
Para 2026-27, a primeira estimativa indica cenário um pouco mais ajustado para o trigo, com expectativa de safra menor e avanço no consumo. No milho, considerando área inicial e rendimentos médios, a produção também pode cair na comparação anual.
A previsão para o arroz permaneceu em 543 milhões de toneladas. Já a soja deve somar 428 milhões de toneladas, 1 milhão a menos que o mês anterior e pouco abaixo do recorde passado. Mesmo assim, os estoques da oleaginosa subiram 2 milhões de toneladas após leve revisão no consumo. O índice de preços de grãos e oleaginosas avançou 4% em janeiro, impulsionado sobretudo pela soja e pela cevada.
Fonte: AGROLINK


