A Prefeitura de Guarujá vai abrir um concurso público para contratação emergencial de 1.092 profissionais temporários para atuar na área da saúde da Cidade. O edital será publicado nesta quarta-feira (9) e as provas devem acontecer em junho. Os contratos serão de dois anos.. Ainda neste ano, a Administração Municipal vai realizar outro concurso público só que para todas as áreas do governo de Farid Madi (Podemos).
Os anúncios aconteceram ontem, Dia Mundial da Saúde, primeiro evento voltado à prestação de contas dos primeiros 100 dias de governo de Farid, em uma universidade de Guarujá.
O secretário de Saúde, Fábio Mesquita, citou que a Cidade conseguiu reduzir em 87% o número de casos de dengue no primeiro trimestre deste ano e considerou a vacinação de crianças de 10 a 14 anos contra a dengue nas escolas, o que era proibido pelo Ministério da Saúde.
Fábio Mesquita destacou que existia em Guarujá uma Organização Social (OS) que executava vários trabalhos na rede de saúde da Cidade. “Ela foi desligada no governo passado e acarretou uma falta muito grande de funcionários. A gente tem até uma estrutura para contratação de médicos, herdada do governo passado, mas não tem nenhum outro profissional de saúde em quantidade suficiente. Então, são auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, fisioterapeutas, um monte de profissões, inclusive o pessoal auxiliar, assim, tipo administrativo. Apoio mesmo. Apoio mesmo, que a gente não tinha e agora a gente está colocando para recuperar, vamos dizer assim, a mão de obra que a gente precisa para fazer funcionar, pois o serviço é grande”, disse Mesquita.
VAGAS
Ao todo, devem ser abertas oportunidades em 17 áreas profissionais: assistente administrativo (298 vagas), assistente social (24 vagas), auxiliar de farmácia (58 vagas), auxiliar de saúde bucal (43 vagas), cuidador em saúde mental (20 vagas), educador físico em (8 vagas), enfermeiro (174 vagas), farmacêutico (33 vagas), fisioterapeutas (26 vagas), fonoaudiólogo (4 vagas), nutricionista (16 vagas), odontólogo (47 vagas), oficineiro (10 vagas), psicólogo (21 vagas), técnico de enfermagem (272 vagas), técnico de Raio X (28 vagas) e terapeuta ocupacional (10 vagas).
Estão previstos salários que variam de R$ 1.839,00, para oficineiro, a R$ 4.941,19 para enfermeiro. Os profissionais aprovados serão distribuídos para atuarem em toda a rede de saúde municipal.
O edital será publicado nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial do Município, e as inscrições estão previstas para começarem nos próximos dias, com provas objetivas previstas.
O médico ressaltou que os pouco mais de mil trabalhadores vão cobrir a “insuficiência” de profissionais na saúde. Ele destacou que não serão contratados médicos, pois a administração consegue contratá-los por CNPJ. “Para as outras profissões a gente não consegue. Eles serão contratados por dois anos, temporários, até abrirmos um concurso público ainda este ano”, disse. Mesquita lembrou que o novo concurso público será para várias áreas da Prefeitura.
Daí, mais para frente, a gente vai organizar, terá uma reforma administrativa. Aí, abrimos um outro concurso maior para a pessoa se tornar funcionário público de carreira”.
Sobre os 1.092 temporários, o secretário de Saúde acredita que, cumpridos todos os prazos legais, todos estejam trabalhando já no início do mês de agosto.
Fonte: Jornal Da Orla