O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, chamou nesta quarta-feira (24) o presidente americano, Donald Trump, de “racista” e “islamofóbico”, devido ao discurso do mandatário republicano na Assembleia Geral da ONU na terça (23).
No seu pronunciamento em Nova York, Trump usou o exemplo da capital britânica para criticar a imigração.
“Devo dizer que olho para Londres, onde temos um prefeito terrível, um prefeito terrível, terrível, e tudo mudou muito, muito. Agora eles querem adotar a Sharia [lei islâmica], mas você está em um país diferente, não pode fazer isso”, afirmou o presidente americano.
Khan, que é muçulmano, falou sobre o assunto a repórteres nesta quarta-feira. “As pessoas estão se perguntando o que tem de especial nesse prefeito muçulmano que administra uma cidade liberal, multicultural, progressista e bem-sucedida que faz com que eu pareça estar morando sem pagar aluguel na cabeça de Donald Trump”, ironizou o prefeito londrino, segundo informações da emissora CNN.
“Acho que, como Donald Trump demonstrou, ele é racista, sexista, misógino e islamofóbico”, disparou Khan. O prefeito e outras lideranças do Partido Trabalhista negam que ele tenha o objetivo de implantar a Sharia em Londres.
Em entrevista à rádio LBC, Nigel Farage, líder do partido de direita nacionalista Reforma Reino Unido, disse que Trump estava “certo ao dizer” que a Sharia “é um problema em Londres”.
“Nunca considere literalmente o que ele [Trump] diz, em nada. Mas sempre leve tudo o que ele diz a sério”, disse Farage.
“Então ele está certo ao dizer que a Sharia é um problema em Londres? Sim. É um grande problema neste momento? Não. O prefeito de Londres se vinculou diretamente a isso? Não”, afirmou.
Segundo informações da BBC, existem mais de 80 conselhos da Sharia no Reino Unido. Eles atuam principalmente na arbitragem de casamentos muçulmanos e também podem decidir sobre questões financeiras entre praticantes do islamismo, mas o governo britânico afirmou em 2019 que as decisões deles “não são juridicamente vinculantes”.
Fonte: Revista Oeste