PUBLICIDADE

Praia Grande/SP é destaque no prêmio Brasil MAIS por uso de tecnologia na contenção de invasões


Praia Grande foi um dos destaques do 1º Prêmio Brasil MAIS, realizado  pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da  Justiça, na última terça-feira (10), em Brasília, conquistando o  segundo lugar na classificação geral entre municípios brasileiros. A  Cidade concorreu com o trabalho desenvolvido pela Guarda Ambiental  utilizando a tecnologia na contenção de invasões em áreas públicas e  de preservação ambiental.

 

O prêmio foi entregue ao secretário de Assuntos de Segurança Pública  de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, que esteve no evento ao lado  do inspetor-chefe da Guarda Ambiental, Fábio Barbatano Marques, e do  guarda Edimar Oliveira, que integra o grupamento.

 

Para Izumi, receber o prêmio foi uma oportunidade de apresentar a  outras corporações e instituições o trabalho que vem sendo  desenvolvido com maestria em Praia Grande. “Estarmos entre os melhores  entre centenas de instituições cadastradas mostra que estamos no  caminho certo e prontos para aprimorarmos ainda mais o uso em  benefício do meio ambiente e da sociedade”.

 

O Prêmio Brasil MAIS busca reconhecer histórias de impacto positivo  para a sociedade, promovidas por instituições públicas participantes  do Programa. Praia Grande foi a primeira cidade da região a aderir ao  programa, em 2021, e já é referência neste tipo de atuação.

 

Monitorando mais de 8,6 milhões de km² do território brasileiro e  áreas costeiras marinhas diariamente, o Programa tem sido uma  importante ferramenta para combater os crimes ambientais e acompanhar  impactos potencializados pelas mudanças climáticas.

 

Com a adesão ao programa, a Guarda Ambiental de Praia Grande, que  integra o Setor Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) juntamente  com a Guarda Costeira, passou a ter acesso a informações  georreferenciadas, disponibilizadas por 180 satélites, potencializando  o trabalho de monitoramento de áreas da Cidade que já era realizado  pelo grupamento.

 

De acordo com o inspetor-chefe do Sepam (Setor de Proteção Ambiental  da GCM) Fábio Barbatano Marques, a comissão criada para conter  invasões e a Lei 2033/2021 têm papel fundamental neste reconhecimento,  pois impulsionam o trabalho do grupamento na ponta da linha. “Essa  conquista representa a sinergia de um grupo com vários atores, do qual  temos a honra em fazer parte”.

 

Praia Grande concorreu na Categoria Geral – Instituições Municipais,  com foco em casos e/ou operações realizadas por instituições de  segurança pública das esferas federal ou estadual, com o uso da  plataforma do Programa Brasil MAIS que contribuíram para promover a  segurança pública, incluindo sistemas de monitoramento, fiscalização e  controle, prevenção de crimes ambientais, melhoria nos processos de  resposta a incidentes, entre outros.

 

O inspetor-chefe Marques e o GCM Edimar são palestrantes do evento  desde 2023, expondo o emprego da tecnologia ao trabalho desenvolvido  pelo setor, e os resultados obtidos entre 2021 e 2024 foram base para  o projeto premiado nesta edição.





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE