PUBLICIDADE

Por que Tom Morello nunca fez aulas de guitarra


A relação entre Tom Morello e a guitarra esteve por um fio antes mesmo de começar. O músico, aclamado pela trajetória em bandas como Rage Against the Machine e Audioslave, quase se afastou do instrumento ainda na infância.

O motivo? Ficou traumatizado com as aulas de violão.

Em entrevista à WARP Magazine (via Ultimate Guitar), o guitarrista relembrou esse período inicial de seu envolvimento com a música e como quase de distanciou dela para sempre.

Tom Morello, do Rage Agains the Machine, em 2025 – Foto: Astrida Valigorsky / Getty Images

Segundo ele, tudo começou aos 13 anos, quando odiou as primeiras lições formais com um professor de violão:

“Eu tinha um violão aos 13 anos, fiz duas aulas de violão e isso me fez não querer mais tocar música. Então, peguei o violão novamente só aos 17, quando descobri o punk rock. E foi assim que começou minha jornada que me levou a esta entrevista.”

Morello conta que queria tocar as músicas que gostava de ouvir e não ficar aprendendo a parte teórica do violão. Por isso as aulas iniciais foram tão angustiantes para ele:

“Fiz duas aulas e queria aprender músicas do Kiss e do Led Zeppelin, e eles queriam me ensinar escalas e como afinar a guitarra. Eu achava aquilo tão chato, não tinha o menor interesse.”

Tom Morello autodidata

Isso influenciou, de certa forma, até mesmo sua técnica. Tom Morello se tornou um autodidata e conta que buscou aprender sozinho os truques que via suas bandas favoritas fazerem – nessa época, já ligadas mais ao punk.

Ele recorda:

“Quando comecei a tocar de novo, aos 17 anos, estava determinado a não aprender nada com ninguém. Era aquele espírito do punk rock em que – eu não preciso de aulas, não preciso de uma boa guitarra, não preciso de nada disso. Eu só preciso de um ponto de vista, e era isso mesmo.”

Mesmo sem instrução formal, Morello se tornou um dos grandes nomes do instrumento. E garante que ainda mantém como regra número em seu vocabulário de guitarra a criatividade e o ethos do it yourself (“faça você mesmo”, em português):

“Entre aquela época e agora, pratiquei violão, aprendi alguns acordes e algumas notas ao longo do caminho, mas aquela centelha inicial de querer ser criativo em prol dessa expressão sem seguir regras é o que ainda me resta.”

Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história

Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.

+++ SAIBA MAIS: ‘Sinto falta de Chris Cornell todos os dias’, admite Tom Morello
+++ SAIBA MAIS: A banda que é ‘o Rage Against The Machine de hoje’, segundo Tom Morello
+++ SAIBA MAIS: Tom Morello apoia Bruce Springsteen e manda Donald Trump se f*



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE