PUBLICIDADE

Por que Nick Cave recusou convite para participar de música de Morrissey?


Nick Cave revelou que recentemente recebeu um convite para ser o vocalista de uma nova música de Morrissey. Cave, um fã de longa data do artista, contou ainda que “teria ficado feliz em participar”, não fosse o fato de Morrissey não ter pedido que ele cantasse um verso ou fizesse backing vocals, mas que colaborasse com um discurso falado “desnecessariamente provocativo”. 

Respondendo a uma pergunta de um fã em seu site “Red Hand Files” sobre seu relacionamento com o ex-vocalista do The Smiths, Cave disse que Morrissey entrou em contato com ele por e-mail no ano passado para falar sobre a música. Cave chamou a faixa de “muito adorável”, mas disse que “começava com uma longa e totalmente irrelevante introdução de bouzouki” — instrumento de cordas popular na música grega. 

Durante essa introdução instrumental, Cave continuou, o músico queria que ele apresentasse um “discurso anti-woke um pouco bobo que [Morrissey] havia escrito”. Cave não compartilhou nenhum detalhe sobre as falas e até admitiu: “Acho que concordei com o sentimento em algum nível”. Mas, ele disse, “simplesmente não era minha praia”, então “recusou educadamente” a oferta.

“Tento manter a política, cultural ou de qualquer outra natureza, fora da música com a qual me envolvo”, disse Cave. “Acho que isso tem um efeito decrescente e é antitético a qualquer coisa que eu esteja tentando alcançar.”

Apesar de não saber exatamente o que Morrissey havia escrito para Cave, não é difícil imaginar. Nos últimos anos, o ex-The Smiths tem sido alvo constante de controvérsias com algumas de suas visões de extrema-direita , especialmente em relação à imigração. Desde que lançou seu último álbum solo, I Am Not a Dog on a Chain, de 2020, Morrissey tem sugerido vários lançamentos, mas nenhum foi lançado até o momento. Em uma entrevista no ano passado, ele afirmou que um LP havia sido “amordaçado” e que a “cultura idiota” estava impedindo seu lançamento.

Mesmo sem novas músicas, Morrissey continua ocupado na estrada. Ele completou uma série de shows na América do Norte e acaba de dar início a uma turnê europeia que se estenderá até agosto. Outra etapa de shows na América do Norte está agendada para setembro e outubro. No dia 12 de novembro ele desembarca para um show em São Paulo, no Espaço Unimed. O evento conta com produção da Move Concerts. Ingressos estão à venda no site Livepass.

Artigo publicado em 16 de junho de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.

+++LEIA MAIS: Morrissey diz que falta de “liberdade de expressão” o impede de lançar músicas novas

+++LEIA MAIS: Show de Morrissey em São Paulo é anunciado para novembro

+++LEIA MAIS: A história hilária de confusão entre Nicolas Cage e Nick Cave em São Paulo



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE