O lendário surfista brasileiro Picuruta Salazar enfrentou um cenário desolador ao chegar, nesta terça-feira (1º), à ilha de Urubuqueçaba, em Santos. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ele mostrou a devastação causada pelo fogo e expressou indignação com a falta de medidas eficazes para conter as chamas.
A ilha, localizada na costa da praia do José Menino, vem sofrendo com incêndios há dias. Recentemente, um homem foi retirado do local, suspeito de ser responsável pelos focos de queimada.
“Está pegando fogo na ilha! Vocês estão esperando o quê?”
Ao perceber que o fogo havia retornado, Picuruta remou até a ilha em sua prancha para avaliar a situação. No vídeo, ele mostra áreas de mata completamente destruídas e chamas ainda ativas. Revoltado, questiona a ineficácia das ações para conter o incêndio:
“Se vieram apagar, não sei o que vieram apagar, não. Não foi solucionado o problema.”
O surfista aponta que o vento tem espalhado as chamas e ironiza a falta de preparo no combate ao fogo:
“Tem que chamar eu e quatro ou cinco amigos meus pra gente se aventurar aqui, com baldes de água?”
Visivelmente emocionado, ele finaliza o vídeo cobrando providências:
“O que acontece, meu Deus? Está pegando fogo na ilha! Vocês estão esperando o quê?”
Picuruta Salazar: uma lenda do surfe brasileiro
Alexandre Picuruta Salazar Júnior, conhecido como “Gato”, é um dos maiores surfistas do Brasil, com cerca de 170 títulos na carreira, incluindo 10 campeonatos brasileiros.
Ele fez história ao surfar uma única onda por 12 km durante 35 minutos na Pororoca, na Amazônia, e atualmente administra a Escola Pública de Surf em Santos, em parceria com a prefeitura.
Enquanto as autoridades seguem investigando as causas do incêndio, a mobilização do surfista reforça o alerta para a urgência de medidas de proteção ambiental na região.
Fonte:Diário do Litoral