PUBLICIDADE

Paulo Ricardo faz ‘dueto’ com registro de Renato Russo em estreia de turnê


Começou na última sexta-feira, 13, no Teatro Bradesco, em São Paulo, a nova turnê de Paulo Ricardo. Chamada XL, a excursão celebra os 40 anos de carreira do artista.

A apresentação, que percorreu várias fases da trajetória do músico, contou com um momento especial: uma performance de “A Cruz e a Espada”, lançada originalmente com o RPM, em uma espécie de dueto com Renato Russo.

Vale citar que na década de 1990 o saudoso vocalista da Legião Urbana participou de uma regravação da música junto a Paulo Ricardo. A versão saiu no álbum solo de Paulo, Rock Popular Brasileiro (1996).

Ao executar “A Cruz e a Espada” na nova turnê, Paulo Ricardo conta com um registro em vídeo e áudio de Renato Russo projetado no telão enquanto canta um trecho da música. Assista abaixo.

Além de “A Cruz e a Espada”, o ex-vocalista do RPM tocou outros clássicos da banda, como “Louras Geladas”, “Alvorada Voraz”, “Rádio Pirata” e “Olhar 43”.

Houve também no repertório alguns covers (“Imagine”, de John Lennon, e “London, London”, de Caetano Veloso e consagrada com o RPM), novidades (“O Verso”, presente no recém-lançado EP Reinventar) e músicas pouco exploradas ao longo de sua carreira, como “Só Me Fez Bem”.

A pedido de fãs nas redes sociais, Paulo Ricardo também tocou pela primeira vez a até então inédita nos palcos “É Hora de Lutar”. A música está presente no filme de animação Spirit – o Corcel Indomável, lançado em 2002.

Após a estreia em São Paulo, a turnê XL também passará por cidades como Ribeirão Preto, Vitória, Niterói, Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Confira o setlist executado em São Paulo. A agenda completa está disponível em linktr.ee/pauloricardooficial.

1. Louras Geladas
2. Vida Real
3. Pérola
4. Partners
5. Herói Made in Brazli
5. Juvenilia
6. Terra Brasilia
7. Chega de Saudade
8. Dois
9. E não vou mais deixar você
10. Sonho Lindo
11. Só me fez bem
12. Cheguei pra ficar
13. A um passo da eternidade
14. London, London
15. É hora de lutar
16. Flores astrais
17. Imagine
18. Crazy Little Thing Called Love / Like a Rolling Stone
19. Tudo por nada
20. A Cruz e a Espada
21. Revoluções Por Minuto
22. Alvorada Voraz
23. O Verso
24. Rádio Pirata
Bis:
25. Olhar 43

Paulo Ricardo fala sobre nova turnê à Rolling Stone Brasil

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Paulo Ricardo explica que o nome de turnê XL faz referência ao número 40 em algarismos romanos, mas também carrega o duplo sentido de extra-large.

“Esse próximo show provavelmente vai ser o maior que eu já fiz, para poder acomodar 40 anos de carreira e de música. Ele tem esse duplo sentido. Por enquanto é um sonho, com vários ‘sonhozinhos’ dentro — músicas que eu sonhava em fazer ao vivo, reconquistas, como o primeiro lugar nas paradas em 2025, e feats como o que fiz com [Rogério] Flausino.”

Apesar da proposta comemorativa, o artista evita o tom puramente nostálgico. Ele reforça:

“Eu não queria que os 40 anos fossem celebrados só com um olhar retrospectivo. Queria estar com uma coisa nova, com força, contando para o futuro. Esse show é como se fosse uma exposição musical de todas as fases da minha vida, mas sempre conectadas ao presente.”

O bate-papo está disponível na íntegra no YouTube. Assista abaixo!

+++ LEIA MAIS: Paulo Ricardo celebra 40 anos de carreira com turnê e reflete sobre trajetória, futuro e censura na ditadura
+++ LEIA MAIS: Paulo Ricardo vence batalha judicial e RPM encerra atividades oficialmente
+++ LEIA MAIS: ‘O Verso’: Pedro Bial participa de videoclipe de Paulo Ricardo



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE