PUBLICIDADE

Patti Smith lançará nova autobiografia 15 anos após Só Garotos


A cantora, compositora e escritora Patti Smith anunciou o lançamento de um novo livro de memórias, 15 anos após a publicação de Só Garotos, obra que lhe rendeu o National Book Award e consolidou seu nome também na literatura. Intitulada Bread of Angels, a autobiografia será lançada nos Estados Unidos em novembro de 2025, e chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2026, pela Companhia das Letras.

Segundo nota divulgada por seus representantes (via People), Patti afirma:

“Levei uma década para escrever este livro, lidando com a beleza e a tristeza de uma vida. Espero que as pessoas encontrem algo de que precisam.”

Descrito como sua obra “mais íntima e visionária”, Bread of Angels cobre todas as fases da vida da artista — desde sua infância na região de Filadélfia, passando pela explosão no cenário punk dos anos 1970, até o afastamento dos holofotes para viver ao lado do marido, Fred Smith, falecido em 1994.

“Enquanto Smith sofre perdas profundas, ela também retorna à escrita, a única constante em uma jornada de vida impulsionada pela liberdade artística e pelo poder da imaginação”, diz a sinopse.

Além de abordar sua trajetória na música e na literatura, o livro também trata de perdas profundas e da reconexão de Patti com a escrita como uma forma de cura e expressão artística. A data de lançamento nos EUA tem significado pessoal: marca tanto o aniversário de Robert Mapplethorpe, fotógrafo e seu melhor amigo, quanto o aniversário de morte de Fred.

Desde Só Garotos, lançado originalmente em 2010, Patti publicou outros livros que também foram traduzidos no Brasil:Linha M, Devoção, O Ano do Macaco e Um Livro dos Dias — este último baseado em suas postagens nas redes sociais.

Saúde e recente passagem pelo Brasil

Em janeiro deste ano, durante sua última visita ao Brasil, Patti Smith desmaiou no palco do Teatro Cultura Artística, em São Paulo, e teve que cancelar o segundo show agendado na capital. Após passar por atendimento médico e repousar, a artista se recuperou bem e retornou aos Estados Unidos dias depois.



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE