PUBLICIDADE

Parlamento da França destitui outro premiê de Macron


A Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento da França, rejeitou nesta segunda-feira (8) um voto de confiança no primeiro-ministro François Bayrou, o que o forçará a renunciar ao cargo.

Segundo informações da CNN, 364 deputados votaram contra Bayrou e 194 votaram a favor dele.

O premiê havia convocado a votação para tentar aprovar um plano de cortes de 44 bilhões de euros, que incluía o cancelamento de dois feriados nacionais e o congelamento dos gastos do governo, com o objetivo de estancar o déficit nas contas públicas da França.

Bayrou estava há apenas nove meses no cargo. Ele é o segundo premiê indicado pelo presidente Emmanuel Macron a ser derrubado em votação na Assembleia Nacional em menos de um ano: em dezembro, a casa aprovou uma moção de desconfiança para destituir o então primeiro-ministro do país, Michel Barnier.

Na França, o presidente, chefe de Estado, aponta um premiê para chefiar o governo.

A França vive um impasse político, já que nenhum dos três principais blocos políticos no Parlamento – a coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP), o partido de direita nacionalista Reagrupamento Nacional (RN) e o grupo de Macron – tem maioria absoluta na Assembleia Nacional.

Logo, qualquer indicado por Macron para substituir Bayrou estará, como o atual premiê, sujeito a ser derrubado por uma votação na Assembleia Nacional.

A solução poderia ser a convocação de novas eleições legislativas, que foram solicitadas pelo RN em agosto – a direita nacionalista também sugeriu a renúncia de Macron.

Um pleito antecipado já foi realizado em junho e julho de 2024, gerando a atual composição que rachou a Assembleia Nacional.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE