PUBLICIDADE

Os desafios de Jeremy Allen White para interpretar Springsteen no cinema


Jeremy Allen White, ator conhecido (e premiado) por interpretar Carmy Berzatto em O Urso, conversou com a PEOPLE sobre toda a preparação necessária para interpretar Bruce Springsteen no filme biográfico Springsteen: Salve-me do Desconhecido, que chega aos cinemas brasileiros em 30 de outubro de 2025.

Para White, cantar foi seu maior desafio. Ele comenta que chegou a perder a voz por alguns dias após a gravação de “Born in the U.S.A.”, uma das músicas mais marcantes do astro do rock. “Nós meio que tentamos nos aproximar da voz de Bruce, mas em músicas como ‘Born in the U.S.A.‘, não havia nada que pudesse me preparar”, diz.

O ator teve pouco tempo de treinamento: ele precisou aprender não apenas canto, mas também violão e guitarra em apenas sete meses. “Minha primeira pergunta foi: será que consigo interpretar essas músicas com um pouco de honestidade? Consigo fazer jus às letras?”, reflete em retrospectiva.

Antes de aceitar o papel, White conta que nunca havia realmente segurado um violão em sua vida. Agora, ele relembra suas primeiras aulas com comicidade. “Eu me senti como um alienígena. Eu não entendia onde meus dedos [deveriam ir], como eles deveriam se comportar. Foi um começo muito humilhante”.

Apesar do medo inicial, ele afirma que a chave para o sucesso é muita repetição. “Espero que, se houver verdade suficiente nessa música, independentemente de soar exatamente como Bruce ou não, as pessoas se conectem com ela”, comenta.

Quem é Jeremy Allen White?

O ator de 34 anos ficou conhecido por seu papel como Carmy na série O Urso — com quem venceu o Globo de Ouro 2025 e o Emmy 2024, na categoria Melhor Ator em Série de Comédia. Mas White tem uma longa trajetória na televisão: no início de sua carreira, ele interpretou Lip Gallagher, um dos protagonistas da série Shameless (2011-2021), que o acompanhou da adolescência até a vida adulta.

Ele ainda atuou em obras aclamadas como Vingança de Família (2021) e Garra de Ferro (2023), drama biográfico que recebeu o prêmio de Melhor Conjunto de Atores (Best Ensemble) do National Board of Review (NBR).

O que mais sabemos sobre Springsteen: Salve-me do Desconhecido

Springsteen: Salve-me do Desconhecido é baseado no livro Deliver Me from Nowhere: The Making of Bruce Springsteen’s Nebraska (2023), de Warren Zanes. Sob direção de Scott Cooper (Hostis, O Pálido Olho Azul), o longa retrata os dilemas vividos por Bruce, entre a ascensão à fama e conflitos de seu passado.

Springsteen, hoje com 76 anos, foi muito exigente quanto à escolha do ator que o interpretaria. Em entrevista concedida ao Spotify (via Far Out), o artista revelou que percebeu nele uma ‘aura de rock star’. “Eu vi O Urso e observei como a câmera lia sua vida interior, que era muito rica. Eu sabia que esse era o tipo de personagem de que precisaríamos: alguém que entendesse os fundamentos psicológicos do personagem. Ele simplesmente tinha isso”, comentou.

O filme dá enfoque ao tempo em que Bruce gravou seu sexto álbum de estúdio, Nebraska (1982), por volta dos 30 anos. Considerado um dos trabalhos mais crus e reflexivos da carreira, ele é um disco folk composto por músicas acústicas, incluindo sucessos como “Atlantic City” e “Mansion on the Hill”. Após o lançamento, Springsteen obteve aclamação da crítica e trilhou seu caminho rumo ao estrelato global.

Embora “Born in the U.S.A.” não apareça no disco original, o músico escreveu e gravou uma demo para a música enquanto completava o restante do material — mas optou por lançá-la apenas dois anos depois. “Ele tinha anos e anos tocando em salas como esta e em sistemas de som, e gostava realmente de testar a voz e treinar, e eu não tinha isso”, acrescenta White sobre o processo de gravação das canções. “Eu não tinha esse tempo, então precisava gritar, e isso me tirou do sério”.

A trilha sonora do longa será compilada em um álbum, cuja previsão de lançamento é 5 de dezembro de 2025. Springsteen: Salve-me do Desconhecido chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de outubro.

+++ LEIA MAIS: A dica que ajudou Jeremy Allen White a tocar como Bruce Springsteen em filme


Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE