Zé Ivaldo tem claúsula no contrato que pode obrigar Santos pela compra (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
Com a provável ausência de Alexis Duarte, que foi convocado para a Seleção do Paraguai, o técnico Juan Pablo Vojvoda terá de definir nos próximos dias o companheiro de Adonis Frías na equipe titular do Santos no clássico da próxima quarta-feira, contra o Corinthians, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. As opções do treinador são Luan Peres, Zé Ivaldo, João Basso e Luisão.
Emprestado pelo Cruzeiro, o zagueiro Zé Ivaldo precisa cumprir mais quatro a cinco jogos pelo Santos para ser comprado em definitivo pelo clube. O contrato tem uma cláusula de obrigação de compra caso ele atue em 60% dos jogos da temporada. Em 2025, o Peixe teve 14 partidas pelo Paulistão, 2 pela Copa do Brasil e são 38 rodadas pelo Brasileiro.
Ao todo, são 54 partidas santistas no ano. E 60% dessa quantidade de jogos, dá 32,4, o que seria cerca de 33 confrontos. Atualmente, Zé Ivaldo tem 28 duelos e 1 gol anotado. Foram 12 pelo Paulistão, 2 na Copa do Brasil e 1 gol em 14 jogos pelo Brasileirão. Até o fim da Série A, o Alvinegro tem mais 12 partidas.
Ou seja, se Zé Ivaldo entrar em mais quatro rodadas já teria que ser comprado em definitivo. Antes da chegada de Vojvoda, ele estava treinando ‘afastado’. Participava do aquecimento e das atividades iniciais, mas não atuava no treino de contato. Com a chegada do argentino, o treinador já utilizou o defensor e até aprova o jogador.
No entanto, dentro da diretoria, existe um torcida para que ele não entre a campo. Caso contrário, o Santos teria que investir US$ 1 milhão de acordo com o contrato. Isso daria cerca de R$ 5,3 milhões. Zé Ivaldo tem a concorrência dos recém-contratados Alexis Duarte e Adonis Frías, além de Luan Peres, Basso e Luisão.
Leia também: Thaisinha alcança marca de 200 jogos pelas Sereias da Vila e recebe homenagem
O atleta também atuou nos três amistosos contra o Coritiba, RB Leipzig e Desportiva Ferroviária. Inclusive marcou diante dos paranaenses. Natural de Maceió, Zé Ivaldo iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do CRB, em 2014. No ano seguinte, foi contratado pelo Athletico-PR, onde se profissionalizou e permaneceu por oito temporadas.
Durante sua passagem pelo clube paranaense, foi emprestado ao Vitória, em 2019, e ao Cruzeiro, em 2022. Pelo Athletico-PR, o defensor conquistou quatro títulos do Campeonato Paranaense e dois da Conmebol Sul-Americana. Após se destacar no empréstimo ao Cruzeiro, foi adquirido em definitivo pelo clube mineiro em 2024.
Com a camisa do Cruzeiro, disputou 83 partidas, marcou cinco gols e deu três assistências, além de fazer parte do elenco que venceu a Série B em 2022.
Fonte: Placar