PUBLICIDADE

Obama nega ter visto evidências de extraterrestres


Após criar burburinho nas redes sociais com uma declaração descontraída em um podcast, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama respondeu a especulações sobre vida extraterrestre esclarecendo que não viu provas de contato alienígena enquanto esteve na Casa Branca.

Em entrevista ao podcaster Brian Tyler Cohen, Obama foi questionado de forma rápida sobre a existência de alienígenas e respondeu: “Eles são reais, mas eu não os vi”, gerando uma onda de compartilhamentos e manchetes que sugeriam que ele estava confirmando a presença de seres de outro planeta.

O comentário foi feito em tom leve durante uma rodada de perguntas rápidas e, diante da repercussão, o ex-presidente publicou um esclarecimento em sua conta no Instagram. Ele explicou que sua resposta refletia apenas a probabilidade, estatisticamente falando, de existir vida em algum lugar no universo — dado o seu tamanho vasto —, mas que nenhuma evidência de contato com extraterrestres havia surgido durante seu governo.

“Estatisticamente, o universo é tão vasto que as chances de haver vida em algum lugar são significativas”, escreveu. “Mas as distâncias entre os sistemas solares são tão grandes que a probabilidade de termos sido visitados é baixa, e eu não vi nenhuma evidência durante minha Presidência de que extraterrestres tenham feito contato conosco.”

VEJA TAMBÉM:

  • Toffoli supera Moraes e vira maior foco de parlamentares da direita
  • Palestras de ministros do STF, defendidas por Moraes, podem implicar conflito de interesses

Área 51 é central no imaginário das teorias

Obama também rejeitou teorias conspiratórias que colocam alienígenas escondidos na famosa Área 51, instalação militar no deserto de Nevada associada a lendas de acobertamentos: ele disse que tais cenários só seriam possíveis “a menos que haja uma conspiração gigantesca que tenha sido escondida do presidente dos Estados Unidos”.

A fala reacendeu debates sobre a busca por vida fora da Terra, tema que mistura ciência contemporânea — com telescópios e sondas estudando exoplanetas potencialmente habitáveis — e teorias da cultura pop.

Em 2019, depois de uma mobilização nas redes sociais que incentivava internautas a “invadir” a base de Nevada, cerca de 150 curiosos e influenciadores digitais apareceram nos arredores da base. A iniciativa foi simbólica, sem confrontos e entrou para a história como um evento isolado.

Mas Parte do mistério em torno da instalação já havia começado a ser esclarecida em 2013, quando documentos oficiais vieram a público. Os registros revelaram que a base foi utilizada para testes de aeronaves secretas do governo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, entre elas os programas de reconhecimento aéreo U-2 e Oxcart.

Até agora, contudo, não existe comprovação científica de que civilizações extraterrestres tenham feito contato com a Terra.



Fonte: Gazeta do Povo

Leia mais

PUBLICIDADE