Marcão Britto e Thiago Castanho, guitarristas da formação original do Charlie Brown Jr., têm se apresentado ao vivo tocando as músicas da banda. Inclusive, estarão no festival Best of Blues and Rock neste fim de semana, sábado, 14, em São Paulo.
No entanto, o projeto que leva o nome dos dois e do grupo tem sido alvo de disputas judiciais. Alexandre Abrão, filho do falecido vocalista Chorão, já processou a dupla, tentando impedir Marcão e Thiago de seguirem em frente com os shows. A ação foi negada pela Justiça de São Paulo, cabendo recurso.
Em entrevista a Igor Miranda para a Rolling Stone Brasil, Thiago comentou a respeito desse imbróglio. O artista lamentou que tudo tenha chegado à Justiça:
“Não era a nossa vontade. Mas estamos batalhando pelo que é nosso: pela nossa liberdade de poder tocar as nossas músicas, as músicas que fizemos junto com o Chorão. Não é uma batalha pessoal contra ninguém. Queremos apenas poder nos apresentar ao vivo e levar a nossa música para o nosso público.”
O guitarrista acrescenta, citando que, até o momento, ele e Marcão estão autorizados a se apresentar tocando o repertório do Charlie Brown Jr:
“Só queremos tocar. Não queríamos que acontecesse nada judicial. Mas por enquanto estamos vencendo. Todos os processos que rolaram foram a nosso favor: reconhecem que fizemos parte da banda e que também somos autores das músicas. Nossa batalha é apenas para poder tocar ao vivo e levar adiante as nossas músicas e o legado do Charlie Brown Jr.“
Processo envolvendo Charlie Brown Jr
A disputa começou em fevereiro de 2024, quando Alexandre Abrão processou Marcão Britto e Thiago Castanho (via Uol). O filho de Chorão, inicialmente parceiro do projeto até que ambas as partes rompessem, alegou que a dupla não pode se apresentar como Charlie Brown Jr, pois o nome da banda pertence a seu pai perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Entretanto, como citado, a Justiça de São Paulo negou o pedido de Alexandre em decisão de setembro de 2024 (via site Igor Miranda). Ainda cabe recurso.
Porém, para Thiago Castanho o próprio público da banda comprou a ideia e vem apoiando a realização dos shows.
“A galera sempre se mostrou do nosso lado em tudo que rolou. Tivemos a grande massa junto conosco, nos apoiando, com mensagens positivas, dizendo que tínhamos que continuar. Temos noção disso. Ter esse feedback dá muito mais força para continuar. Em nome dessa galera que a gente continua. É por eles que vamos continuar fazendo o que gostamos.”
Serviço — Best of Blues and Rock 2025
Local: Parque Ibirapuera, São Paulo
Ingressos: Eventim
Lineup (segundo fim de semana):
- Sábado, 14 de junho: Alice Cooper, Black Pantera, Charlie Brown Jr Marcão Britto & Thiago Castanho
- Domingo, 15 de junho: Deep Purple, Judith Hill, Hurricanes
+++ LEIA MAIS: Alice Cooper fala à RS sobre show no Brasil, livro dos recordes, Nita Strauss e ex-companheiros
+++ LEIA MAIS: Deep Purple fala à RS sobre show no Brasil, longevidade, Alice Cooper e Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: José Loreto será Chorão em cinebiografia baseada em livro da viúva do cantor
Fonte: rollingstone.com.br