PUBLICIDADE

o que está acontecendo com Don’t Be Dumb?


A$AP Rockyvem provocando o lançamento do aguardado Don’t Be Dumb há mais de dois anos e meio. Nesse período, ele: apresentou possíveis faixas do disco duas vezes no festival Rolling Loud, estrelou dois filmes de grande repercussão, começou a criar um filho com Rihanna, teve outro bebê e agora aguarda a chegada do terceiro. Ah, e ainda venceu um processo criminal por agressão movido por um ex-amigo e colaborador, uma acusação que poderia tê-lo levado à prisão por até 24 anos. Considerando tudo isso, apesar da impaciência (e até irritação, como o próprio Rocky reconheceu) causada pela demora, chega a parecer um milagre que Don’t Be Dumb ainda tenha chance de ver a luz do dia.

Depois de anunciar várias datas de lançamento que não se concretizaram e dar entrevistas revelando detalhes do disco, a preocupação de Rocky com o cansaço do público diante de tantas atualizações pode fazer sentido. Seu último álbum, Testing, foi lançado em 2018. “Estou na fase de mixagem e masterização, mas, sendo bem sincero, acho que as pessoas estão cansadas de ouvir atualizações sobre esse álbum”, disse ele à GQ, em fevereiro, sobre Don’t Be Dumb. Em 3 de julho, Rocky lançou “Pray4DaGang” com exclusividade no Apple Music por 24 horas, aparentemente sinalizando uma nova fase. Mas logo nas redes sociais se notou que, mesmo durante essa estreia exclusiva, a faixa não entrou no top 200 diário da plataforma (enquanto isso, no mesmo fim de semana, seu rival Drake lançou “What Did I Miss?” e fez um grande alarde com a transmissão Iceman, atraindo atenção e colocando a música entre as mais ouvidas do ranking).

Embora Rocky e Drake tenham surgido juntos na chamada “Era dos Blogs” e definido muitos aspectos da cultura do rap, seus caminhos foram bem diferentes desde então: um apostou no estrelato com lançamentos constantes, enquanto o outro escolheu viver uma vida mais ampla e diversa. Será que Don’t Be Dumb vai escancarar ainda mais essa diferença?

Enquanto o álbum não chega, reunimos tudo o que se sabe até agora sobre Don’t Be Dumb.

Abril de 2022

ASAP Rocky é preso por posse de arma de fogo com intenção criminosa

O episódio acontece cerca de oito meses antes de Rocky revelar Don’t Be Dumb como o título de seu próximo álbum, mas as consequências de sua prisão por supostamente atirar contra seu ex-amigo A$AP Relli acompanham toda a trajetória do projeto. Em abril de 2022, Rocky foi detido pela polícia no Aeroporto Internacional de Los Angeles, após desembarcar de um voo particular vindo de Barbados, terra natal de sua parceira, Rihanna.

Maio de 2022

Rocky esclarece que o álbum não se chamará All Smiles

Apesar de já ter dado pistas sobre um projeto chamado All Smiles, Rocky esclareceu em entrevista à Dazed que esse não será o título de seu próximo disco. “Uma coisa que posso te dizer é que o nome não vai ser All Smiles, sabe, eu nunca disse publicamente que meu álbum se chamava All Smiles”, ele corrige. “Esse é mais um projeto conceitual, é música e mais do que isso. Estou finalizando o novo álbum agora; tenho gravado muitos visuais pra ele. Não quero soar clichê nem como um vendedor, mas me esforcei ao máximo em tudo. Saindo daquele som industrial e subversivo de Testing e agora chegando a algo mais refinado… Gosto muito de onde ele está agora”.

2 de dezembro de 2022

Metro Boomin entra no jogo

Em mais uma entrevista à GQ, Rocky revela que Metro Boomin teve uma participação significativa em seu quarto álbum: “Vou te dizer assim: esse próximo disco devia se chamar Flacko Boomin, entendeu?”

8 de dezembro de 2022

O nome verdadeiro do álbum é revelado

Durante sua apresentação na série de shows Amazon Music Live, de 2 Chainz, Rocky estreia a melancólica “Same Problems?” enquanto exibe retratos de diversos rappers falecidos, como 2Pac, Notorious B.I.G., DMX, Nipsey Hussle, Mac Miller e Pop Smoke. O título Don’t Be Dumb aparece tanto nos visuais quanto nas referências do show, sendo revelado oficialmente como o nome do álbum.

20 de julho de 2023

“Riot (Rowdy Pipe’n)” é confirmado como single oficial do álbum

Em entrevista à Complex, Rocky crava: sua faixa mais recente até então, “Riot (Rowdy Pipe’n)”, faz parte do disco Don’t Be Dumb. Embora critique os vazamentos constantes como um dos motivos para os atrasos do álbum, a própria música é uma versão oficializada de uma faixa que já havia vazado anos antes com o nome “Piper”. “Esses idiotas precisam parar de vazar as coisas”, diz Rocky. “Toda vez temos que voltar à estaca zero, mas agora acho que conseguimos consolidar o projeto e realmente não tem mais muito o que mudar”. Poucos dias depois, ele apresentaria uma nova música, “Tailor Swif”, no festival Rolling Loud Miami. Ainda conversando com a Complex, Rocky revela que, além de Metro Boomin, os produtores Hit-Boy, Tyler, the Creator, Madlib, The Alchemist e Hitkidd também trabalharam no álbum.

Outubro de 2023

Don’t Be Dumb é “o melhor trabalho de Rocky até agora”

Em uma nova entrevista à Dazed, Rocky eleva as expectativas em torno do disco. “Tenho experimentado muito, como de costume, e o que eu gosto desse projeto é que parece meu melhor trabalho até agora”, afirma. “Quero deixar as expectativas em aberto. Não quero dizer o que esperar. Só quero que as pessoas vivam essa experiência do jeito mais natural possível”.

Junho de 2024

Don’t Be Dumb ganha sua primeira data de lançamento

Durante a estreia de sua marca de roupas American Sabotage na Paris Fashion Week, A$AP Rocky apresenta músicas do álbum Don’t Be Dumb e transmite o desfile ao vivo, direto das ruas elegantes da capital francesa. No meio da live, ele anuncia a data de lançamento: 30 de agosto, e abre a pré-venda do disco. Em entrevista à GQ, ele explica a conexão entre o álbum e a marca de roupas ao ser questionado sobre a origem do nome American Sabotage. “Eu estava trabalhando no meu álbum e pensando sobre rebeldia e essas coisas que a gente normalmente não pode falar”, diz ele. “Não tem nada a ver com traição, é mais sobre decidir fazer as coisas de um jeito diferente, escolher o caminho mais difícil. E às vezes se desafiar pode parecer auto sabotagem. Estourar prazos, ultrapassar limites, isso é se auto sabotar. Então também é sobre falar das suas falhas e das lutas que te moldaram”.

Julho de 2024

DJ Kast One diz que o álbum vai colocar Rocky de vez na mira de Drake

Durante sua participação no programa Ebro in the Morning, da rádio Hot 97 de Nova York, o DJ Kast One comenta suas impressões sobre as músicas de Don’t Be Dumb que ouviu: segundo ele, Rocky “vai entrar de vez na lista de desafetos do Drake depois disso”. Envolvido nos bastidores da treta entre Kendrick Lamar e Drake, Rocky também já teria soltado indiretas para o rapper canadense em faixas como “Wow” (com Kid Cudi), “Show of Hands” (de Future e Metro Boomin) e “Ruby Rosary”, parceria com J. Cole.
Sobre o álbum, Kast One ainda acrescenta: “Ouvi o Slick Rick nele. Foi incrível. E ouvi o A$AP Rocky abordando vários dos assuntos principais que estão rolando agora. Só digo uma coisa: essa lista só fica mais forte”.

2 de agosto de 2024

Agora “Highjack” é o primeiro single oficial?

Na descrição de uma entrevista com Zane Lowe para a Apple Music, a música “Highjack” é apontada como o primeiro single oficial de Don’t Be Dumb. Rocky comenta com Lowe: “A maioria das músicas que costumo tocar e tudo mais, os filhos da mãe vazam. E quando vaza, é tipo: ‘não, essa aí não entra mais no projeto’”.

22 de agosto de 2024

Don’t Be Dumb é adiado para o outono de 2024

Mais uma vez, culpando os vazamentos e problemas com liberação de samples, Rocky recorre ao Twitter para explicar o novo obstáculo. “Vazamentos e liberação de samples estão atrapalhando o álbum”, escreveu. “Já se passaram 6 anos e eu quero fazer o melhor disco de todos. Desculpa pela demora”.
Mas nem tudo foi notícia ruim: em uma matéria de capa da Billboard, Rocky contou que seu ídolo, o cineasta Tim Burton, ouviu o álbum e aprovou. “Sentei com ele e toquei o disco. E ele curtiu pra c******”.

Dezembro de 2024

O outono passou, e o álbum foi adiado de novo

Fãs que compraram as versões em box, vinil e CD de Don’t Be Dumb receberam um e-mail de reembolso com a nova previsão de lançamento para o início de 2025. O aviso ainda vinha com um cupom para resgatar um presente assim que o álbum fosse lançado.

Fevereiro de 2025

Inocentado no caso de agressão contra A$AP Relli, Rocky está pronto para seguir em frente

No dia 18 de fevereiro, Rocky foi considerado inocente da acusação de ter atirado contra A$AP Relli, ao fim de um julgamento que durou três semanas. Dez dias depois, em nova entrevista à GQ, o rapper demonstrou cansaço com toda a espera em torno do disco. “O álbum está pronto”, afirmou. “Só quero lançar logo. Não quero mais ficar dizendo o que vou fazer. Quero entregar o que venho prometendo há tempo pra c******”.

Março de 2025

Rocky se apresenta no Rolling Loud Califórnia

Como um dos headliners do tradicional festival de rap, Rocky iniciou seu show chegando a bordo de um helicóptero com o nome Don’t Be Dumb estampado na lateral.

Maio de 2025

Don’t Be Dumb pode revelar um lado mais sensível de Rocky

Em entrevista à Variety, Rocky falou um pouco sobre o conteúdo do álbum e revelou certa insegurança: “Esse c****** de disco representa quem eu sou agora. Só espero que ele seja digerível”, disse. Em outro trecho, comentou: “É estranho, porque conforme fico mais velho, fico mais consciente de como me vejo. Falar da minha vida soa muito exibicionista, e eu quero encontrar uma forma de dizer as coisas de um jeito mais humilde, mais relacionável, mais sincero, e não como se eu estivesse diminuindo os outros ou provocando sentimentos negativos em alguém”.
Já em julho, em conversa com Mehdi Maïzi para a Apple Music, Rocky reforçou essa mudança de postura: “Se eu ficar aqui dizendo de novo o quanto sou bonito, isso não é falar de nada. Se eu falar que comi sua mina ou que posso tirar ela de você, também não tô dizendo porra nenhuma”.

3 de julho

“Pray4DaGang” é lançado com exclusividade na Apple Music

“Pray4DaGang” teve um lançamento aparentemente conturbado aos olhos do público. Embora tenha saído com exclusividade na Apple Music no feriado de 4 de Julho, fãs notaram que a faixa não entrou na lista das mais ouvidas da plataforma. Além disso, o clipe da música foi retirado do YouTube pouco depois de ser publicado.

Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Mankaprr Conteh, no dia 14 de julho de 2025, e pode ser conferido aqui.

+++ LEIA MAIS: A$AP Rocky fala pela primeira vez sobre julgamento tenso por agressão com arma de fogo: ‘Foi angustiante e desgastante’

+++ LEIA MAIS: Do Super Bowl ao Met Gala: como Rihanna e A$AP Rocky anunciaram as três gravidezes

+++ LEIA MAIS: Rihanna se pronuncia após fim de julgamento de A$AP Rocky: ‘A glória pertence a Deus’



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE