PUBLICIDADE

o que é o transfer ban


O São Paulo foi punido com um transfer ban, confirmado pela Fifa, nesta segunda-feira, 25. Em razão de dívida com o Cerro Porteño, do Paraguai, no valor de 300 mil dólares (cerca de 1,62 milhão de reais) na contratação de Damián Bobadilla, o Tricolor esteve incluído na lista de equipes impedidas de registrar novos jogadores.

Contudo, ainda nesta tarde, o Tricolor quitou o débito e não precisará ficar três janelas sem poder contratar, segundo informações do jornalista Gabriel Sá. Logo, o clube devedor deve apresentar os comprovantes de pagamento à Fifa, que então notificará o clube credor para confirmar o acerto.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Com isso, o São Paulo poderá solicitar a remoção do transfer ban. Esse trâmite pode ocorrer em um prazo relativamente curto após a comprovação.

A situação foi vista como prioridade no MorumBis, tendo em vista a recente perda de André Silva. O atacante teve diagnosticada uma lesão no ligamento cruzado posterior e um estiramento no ligamento cruzado anterior.

Julio Casares, presidente do São Paulo -

Julio Casares, presidente do São Paulo – Rubens Chiri / São Paulo FC

Atualmente, mais cinco equipes brasileiras estão na lista de punidas com transfer ban pela Fifa. Os times são Corinthians, Colorado Atlético Clube, Ipatinga, Paysandu e Real Brasília.

A punição que impede clubes de registrar novos jogadores por determinado período, começou a ser aplicado de forma mais sistemática pela Fifa em 2009. O caso inaugural de grande repercussão envolveu o Chelsea, acusado de aliciar irregularmente o jovem Gaël Kakuta, do Lens, da França.

Desde então, o transfer ban se tornou um mecanismo recorrente em diferentes tipos de infração, como contratações de menores de idade em desacordo com as regras, descumprimento de contratos, aliciamento de jogadores e dívidas não quitadas a clubes ou atletas. Clubes de renome, como Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, já cumpriram suspensões semelhantes.

Em caso de reincidência no não-pagamento, o time punido pode até ser rebaixado de divisão nacional.

Hernán Crespo é o técnico do São Paulo – Divulgação / Instagram





Fonte: Agência Brasil

Leia mais

PUBLICIDADE