PUBLICIDADE

O melhor filme da história de Hollywood, segundo Spielberg


O diretor Steven Spielberg prestou uma homenagem emocionante a Francis Ford Coppola, afirmando que O Poderoso Chefão é “o maior filme americano já feito”. A declaração aconteceu durante a cerimônia do American Film Institute (AFI), que concedeu a Coppola o prêmio pelo conjunto da obra, no último fim de semana (26 de abril), no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Spielberg entregou o troféu ao cineasta ao lado de George Lucas, criador de Star Wars. Os três, que revolucionaram o cinema nos anos 1970, mantêm uma amizade de longa data.

“Você é um guerreiro dos artistas independentes, sempre defendeu suas causas”, disse Spielberg, segundo a Variety. “Mas também — e sempre — foi destemido em sua abertura a novas ideias, opiniões e inspirações”.

Em seu discurso, Spielberg afirmou:

O Poderoso Chefão, para mim, é o maior filme americano de todos os tempos. Muitos artistas recebem aplausos por seu trabalho em um quadro, numa página ou em uma tela de cinema. Mas o nosso aplauso para você, Francis, vem de um tipo diferente de plateia”.

Ele ainda acrescentou:

Quando somos jovens, queremos orgulhar nossos pais. Depois, nossos amigos. Mais tarde, nossos colegas. E, por fim, nossos pares. Mas você, senhor, é impar. Você pegou tudo o que veio antes e redefiniu o cânone do cinema americano. E, ao fazer isso, inspirou toda uma geração de contadores de histórias que querem fazer você se orgulhar — eu incluído”.

Além de Spielberg e Lucas, a cerimônia contou com homenagens dos astros de O Poderoso Chefão, Robert De Niro e Al Pacino. “Você mudou minha vida”, disse De Niro.

Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Robert De Niro e George Lucas – Anna Webber/Getty Images for AFI

Apesar de ser considerado um dos maiores nomes da história do cinema, Coppola enfrentou críticas duras com seu filme mais recente, o épico de ficção científica Megalopolis. Financiado com recursos próprios, o longa foi mal recebido por público e crítica. Em fevereiro, após vencer o prêmio de “Pior Diretor” no Framboesa de Ouro 2025, Coppola rebateu nas redes sociais:

Escolhi NÃO seguir as regras covardes de uma indústria apavorada com o risco”.

+++ LEIA MAIS: O único filme de terror melhor que Tubarão, de Spielberg, segundo Tarantino

+++ LEIA MAIS: Disclosure: novo filme de Steven Spielberg sobre OVNIs inicia filmagens

+++ LEIA MAIS: Como Drew Barrymore influenciou decisão de Steven Spielberg de ter filhos



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE