PUBLICIDADE

O heavy metal deve sua existência a esta banda, segundo Dave Grohl


Black Sabbath? Não. Nem Deep Purple, Cream ou The Who, tampouco Blue Cheer. No que depender de Dave Grohl, o heavy metal deve sua existência, primordialmente, ao Led Zeppelin.

O líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana reconhece a importância de outras bandas para o surgimento do som pesado, mas afirma que o mesmo não existiria como o conhecemos hoje sem o papel decisivo do Led.

Sem rodeios, ele declarou à Rolling Stone EUA:

“O heavy metal não existiria sem o Led Zeppelin e, se existisse, seria péssimo.”

Para elaborar melhor sua tese, Dave Grohl se amparou em alguns dos atributos que fizeram do Led Zeppelin uma banda implacável, tais como a habilidade técnica de seus integrantes, o mistério envolto em diversos momentos de sua história e a coragem de experimentar.

Led Zeppelin em sua primeira sessão de fotos, em dezembro de 1968 – Foto: Dick Barnatt / Redferns

Com esse combo explosivo, Grohl ressalta que Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones atingiram a estratosfera e poderiam ter feito ainda mais, não fosse a morte prematura do baterista John Bonham.

“O Led Zeppelin era mais do que apenas uma banda — era a combinação perfeita dos elementos mais intensos: paixão, mistério e expertise. Sempre pareceu que o Led Zeppelin estava em busca de algo. Eles não se contentavam em ficar em um lugar só e estavam sempre tentando algo novo. Eles podiam fazer qualquer coisa, e acredito que teriam feito tudo se não tivessem sido interrompidos pela morte de John Bonham.”

Dave Grohl tocando com músicos do Led Zeppelin

Em 2008, Dave Grohl pôde experimentar parte desse poderio de perto, pertíssimo. O baterista convidou Jimmy Page e John Paul Jones para tocarem “Ramble On” e “Rock and Roll” em um show do Foo Fighters no Estádio de Wembley, em Londres. A experiência, claro, foi nada menos que surreal, como contou à EW.

“Estar a apenas três metros de Jimmy Page enquanto ele tocava essa música clássica é tão difícil de explicar. É quase como se eu tivesse caído num filme do Led Zeppelin ou algo assim. Não parecia real.”

+++ LEIA MAIS: O projeto de Jimmy Page que deixou Robert Plant mordido de ciúmes
+++ LEIA MAIS: A banda dos anos 90 que deixou Jimmy Page emocionado
+++ LEIA MAIS: A resenha sobre o Led Zeppelin que praticamente previu o futuro da banda

+++ LEIA MAIS: Samba e futebol: as músicas do Led Zeppelin influenciadas pelo Brasil
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE