De Cães de Aluguel (1992) a Bastardos Inglórios (2009), passando por Pulp Fiction (1994) e mais, Quentin Tarantino tem vários grandes momentos no currículo. O cineasta, no entanto, nem sempre mantém o sarrafo lá no alto quando revela alguns de seus filmes prediletos feitos por terceiros.
É o caso, por exemplo, de Battlefield Earth (A Reconquista, no Brasil), lançado em 2000 e estrelado por John Travolta. O longa dirigido por Roger Christian é comumente ridicularizado e apontado como um dos piores da história.
Não para Tarantino. Segundo ele, trata-se de “uma coisa incrível”. Ou pelo menos é o que o Roger Christian conta que o colega falou certa vez, na época do lançamento.
De acordo com o diretor responsável pelo embuste, muita gente adorou o filme, assim como Tarantino. Em 2008, ele comentou ao site Den of Geek (via Far Out):
“(John) Travolta (ator que faz parte do elenco) e eu o levamos para o rancho e mostramos a George (Lucas) e a outras 300 pessoas da ILM e a todo mundo. Eles adoraram. Tarantino veio à estreia, sentou-se comigo, me abraçou depois e disse: ‘É isso que eu quero escrever. É uma coisa incrível. Vocês vão morrer, todos vocês. Mas eu simplesmente adorei este filme. Esperem dez, 12 anos, e tudo vai se resolver’.”
Sobre o filme
Adaptado do romance científico de mesmo nome escrito por L. Ron Hubbard em 1982, Battlefield Earth conta a história de uma rebelião humana contra alienígenas que tomaram o poder e passaram a governar a Terra.
Vilão do filme, John Travolta também exerceu a função de produtor, mas não foi o suficiente para evitar o fiasco de bilheteria e de crítica. Com investimento de US$ 44 milhões, a obra arrecadou apenas US$ 29,7 milhões — ou seja, deu prejuízo. Sua aprovação na plataforma Rotten Tomatoes, agregando mais de 150 críticas, é de 3%.
Produtor falou “poucas e bocas” sobre o longa
Em entrevista de 2021 à Vice (via Independent), outro produtor ligado ao filme, Andrew Stevens, detonou a existência do mesmo:
“Era um conceito de merda, com um livro de merda e um roteiro de merda que nunca deveria ter sido feito.”
+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a sequência de ‘Era Uma Vez em… Hollywood’, com Brad Pitt
+++ LEIA MAIS: A melhor série da Netflix, segundo Quentin Tarantino
+++ LEIA MAIS: O melhor trailer de filme da história, segundo Quentin Tarantino
Fonte: rollingstone.com.br