Como noticiado, Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram Paz Lenchantin, ex-baixista do Pixies, por suposto plágio. Os brasileiros alegam que o novo single da artista argentina, “Hang Tough”, se baseia na melodia da canção “Cálice”, lançada pelos dois em 1973, em plena ditadura militar no Brasil.
Diante da repercussão, diversas pessoas têm deixado manifestações críticas a Paz nas redes sociais e na seção de comentários da música no YouTube. Um nome que chamou atenção foi o de Edu Falaschi, vocalista conhecido por seu trabalho prévio com o Angra e hoje em carreira solo. Em inglês, o brasileiro declarou:
“Meu Deus! Hahaha! Não acredito… Em 2025, alguém acha mesmo que é possível plagiar ‘Cálice’, uma das músicas mais intocáveis da música brasileira? Sério? Isso é mais do que loucura — é quase cômico!”
Outros internautas deixaram comentários como:
“‘Cálice’ não é uma música qualquer. É uma obra-prima de dois titãs vivos da música brasileira, artistas de projeção mundial, e um clássico absoluto que se tornou o hino de resistência à censura durante os anos mais sombrios da ditadura que vivemos. No entanto, Paz optou por pegar a música na íntegra, apostando no próprio hino que todos conhecemos de cor, cantamos e prezamos, para encenar seu retorno, sem dar o devido crédito aos verdadeiros autores.”
“Mulher, o que deu na tua cabeça de simplesmente pegar uma das músicas mais conhecidas do Brasil e me fazer um besta de um plágio desses? Surtou total.”
“Os gringos amam música brasileira! Eles só não gostam de dar créditos a ela.”
A notificação
De acordo com o Extra, os músicos brasileiros interpelaram Paz Lenchantin e questionaram a ausência dos devidos créditos na composição, cujo título significa “aguente firme”, em português. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Gil ao jornal.
“Hang Tough” é a música de trabalho do novo álbum de Paz Lechantin, denominado Triste, com lançamento previsto para 17 de outubro. O trabalho marcará a retomada da carreira solo da artista, que tocou baixo no Pixies entre 2013 e 2024.
Enquanto esteve na banda americana de rock alternativo, Paz gravou três discos de estúdio: Head Carrier (2016), Beneath the Eyrie (2019) e Doggerel (2022). No ano passado, ela deixou o Pixies e deu lugar à britânica Emma Richardson.
Paz Lenchantin também já tocou no Zwan, projeto paralelo de Billy Corgan (Smashing Pumpkings), e no A Perfect Circle. Alguns integrantes dessa última banda inclusive participam no novo álbum da artista argentina. São os casos do guitarrista Troy Van Leeuwen e do baterista Josh Freese, que tem passagens por Guns N’ Roses e, mais recentemente, Foo Fighters.
Ainda de acordo com o Extra, a notificação de Gilberto Gil e Chico Buarque a Paz Lenchantin foi feita por meio da Sony Publishing, empresa que representa os dois artistas brasileiros e cuida do catálogo de ambos.
+++ LEIA MAIS: Ex-baixista do Pixies, Paz Lenchantin, reúne Perfect Circle em novo single
+++ LEIA MAIS: Gilberto Gil sobre morte da filha Preta Gil: ‘Estamos naturalmente tristes’
+++ LEIA MAIS: Chico Buarque é submetido a cirurgia no crânio dois dias após show com Gilberto Gil
Fonte: rollingstone.com.br