PUBLICIDADE

O argumento usado por Pete Townshend para detonar os Beatles


Pete Townshend não poupou os Beatles durante uma entrevista em um canal de televisão britânico em 1966. E não há indicativo de que a opinião do guitarrista do The Who tenha mudado muito ao longo dos anos.

59 anos atrás, ele detonou as músicas dos Garotos de Liverpool ao vivo. “Elas são péssimas”, chegou a dizer.

Naquele ano, The Who colhia os frutos de seu álbum de estreia, My Generation (1965). Os músicos estavam cheios de confiança, principalmente pela repercussão positiva das apresentações ao vivo da banda.

Durante a antiga entrevista (via GuitarPlayer), Townshend questionou a qualidade da música pop da época. Ele foi perguntado, em seguida, se os Beatles não seriam um exemplo de pop stars com excelência musical. E respondeu:

“Na verdade, esta tarde, John (Entwistle, baixista) e eu estávamos ouvindo um LP estéreo dos Beatles em que as vozes saem de um lado e a faixa de apoio sai do outro. Quando você realmente ouve as faixas de apoio dos Beatles sem as vozes, elas são péssimas.”

Beatles em 1963 (E-D): George Harrison, Paul McCartney e John Lennon (Foto: Hulton-Deutsch Collection / CORBIS / Corbis via Getty Images)

O argumento de Pete Townshend pode soar absurdo, mas tem a ver um pouco com o período. Os álbuns gravados em apenas dois canais na década de 1960 acabavam prejudicados quando reproduzidos em aparelhos estéreo.

Posteriormente, o guitarrista percebeu o exagero que estava cometendo. Ele se deixou encantar pela obra dos Fab Four, exaltando a qualidade de suas canções:

“Eu simplesmente os amava. Eles eram alegres, eles eram engraçados. Eles eram mais do que um grupo pop.”

Segundo ele, em transcrição da GuitarPlayer, “Day Tripper” e “Paperback Writer” foram as duas músicas que o fizeram se render aos Beatles:

“Elas não eram sobre se apaixonar. Não eram sobre garotas; eram sobre empregos, criatividade. Eram músicas interessantes, essas duas, e de repente percebi que eles fariam grandes coisas.”

Pete Townshend (Foto: Theo Wargo/Getty Images)
Pete Townshend (Foto: Theo Wargo / Getty Images)

The Who em pé de igualdade com os Beatles

Entre elogios e alfinetadas ao longo das décadas, Pete Townshend já chegou a dizer, em 1982, que Paul McCartney nada tinha a ver com rock. Já em 2019, à Rolling Stone, declarou que, embora tenha se apaixonado pelos Beatles quando os ouviu pela primeira vez, não enxergou tanta qualidade na proporção que as pessoas viam.

Townshend ainda coloca The Who em pé de igualdade com os Beatles em alguns aspectos, dentre eles o de criar obras conceituais. O guitarrista disse à Rolling Stone americana em 2021 que o álbum A Quick One (1966) teve influência sobre Paul McCartney.

Ele defendeu seu ponto de vista dizendo:

“Paul veio falar comigo no Bag O’Nails – aquele clube que a gente até menciona na arte do álbum. Ele sempre foi muito, muito gentil comigo, preciso dizer isso. Mas ele disse que adorava nossa mini-ópera. E contou que eles estavam pensando em fazer coisas parecidas.”

+++ LEIA MAIS: Por que ‘Let It Be’ dos Beatles é ‘lixo’, segundo Glyn Johns
+++ LEIA MAIS: A primeira banda de rock clássico a tocar na história da MTV
+++ LEIA MAIS: O elemento do The Who que gera maior discordância entre Daltrey e Townshend



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE